Carne sadia

26/09/2018 às 07:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:39

Operação realizada pelo Ministério Público, em parceria com a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária de Montes Claros, revela uma situação preocupante no processo de produção e comercialização de carnes, que coloca em risco a saúde da população. Durante a ação, foram cumpridos seis mandados de prisão devido à venda de carne clandestina. Com um gerente de açougue detido, a polícia apreendeu mais de 1,3 mil quilos do produto irregular.

O consumo de carnes obtidas a partir do abate clandestino, sem a inspeção dos órgãos de vigilância, pode provocar doenças e infecções alimentares graves. As ilegalidades no processo que envolve a criação dos animais, o abate até a chegada do produto à mesa do consumidor, presentes em todo o Brasil, levaram o Ministério Público a promover operações de combate.

Em Montes Claros, a operação Carne Segura prossegue neste mês, envolvendo também a inspeção da carne de sol, típica da região. A apreensão de produtos e prisão de envolvidos na venda de carne clandestina servem de alerta para que os consumidores também façam a sua parte. Uma das orientações do MP é que os consumidores fiquem atentos junto ao mercado ou açougue onde faz as compras para a origem do produto. Vale perguntar, investigar e denunciar se for preciso. No processo de criação do gado, abate e comercialização podem ocorrer irregularidades, que vão de mão de obra escrava, abate, conservação e venda sem respeitar as normas da vigilância sanitária. Portanto, a participação do cidadão é fundamental, uma forma de exercer a responsabilidade social e ambiental na hora das compras.

Uma das orientações do MP é que os consumidores fiquem atentos na hora das compras para a origem da carne
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por