Câncer de mama

21/10/2017 às 01:33.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:19

A prevenção ao câncer de mama em Montes Claros está indo na contramão do resto do Brasil. Como acontece todo ano, o país inteiro participa intensamente da campanha Outubro Rosa para lembrar às mulheres sobre a importância da realização do exame preventivo. No entanto, por aqui as orientações médicas não podem ser devidamente seguidas. 

Além da demora para conseguir um atendimento, as mulheres sofrem com a redução do número de exames de mamografia. Estão sendo liberadas apenas 1.457 mamografias, número insuficiente para atender a grande demanda mensal. Para se ter ideia, em 2016 eram disponíveis 2 mil exames, portanto, 543 a mais. E sabe qual a razão do descaso? Alega-se falta de mamógrafos, devido a defeitos. Ou seja, mesmo sabendo da campanha nada foi providenciado. Mesmo sabendo que em outubro aumenta o número de mulheres interessadas nos exames, justamente por causa da campanha de conscientização. 

É bom lembrar que, segundo o Instituto Nacional de Câncer, a cada 6 horas uma mulher é diagnosticada com câncer de mama no Brasil. Assim, estima-se que até o final do ano pelo menos 60 mil vão desenvolver a doença. 

E é bom lembrar também que o diagnóstico precoce do câncer de mama garante um tratamento mais eficaz e aumenta as chances de cura. Mas, infelizmente, hoje o SUS contempla apenas mulheres acima dos 50 anos, o que preocupa os especialistas, uma vez que a doença está atingindo mulheres cada vez mais jovens. O que fazer? Rezar?

Além da demora para conseguir um atendimento médico foi reduzido o número de exames de mamografia e ultrassonografia
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por