Câmara feminina

05/02/2021 às 00:01.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:06

A eleição de três deputadas para os cargos da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados é um fato histórico a ser comemorado. Parece pouco, mas as mulheres terem ficado com três, dos sete cargos disponíveis, é uma vitória imensurável em um país onde as mulheres, embora sejam a maioria da população, ainda ocupam poucos cargos no Legislativo.

Esse novo cenário é, sem dúvida, uma prova de que passo a passo a sociedade está se transformando e, se não é ainda menos machista, como se gostaria, está começando a valorizar a capacidade e a competência feminina.

Ter mais mulheres em cargos da Mesa da Diretora da Câmara significa ainda que as decisões, as definições das leis que vão reger a vida dos cidadãos vão ter um olhar feminino.

Não que esse olhar seja melhor do que o masculino, mas implica em olhar diferente. As mulheres trazem em sua bagagem de vida experiências que os homens não têm a oportunidade de vivenciar, que vão desde a gestação, a maternidade, passando pela luta diária e constante de ter que provar e comprovar do que é capaz.

Em muitos municípios pelo Brasil afora, assim como na Câmara dos Deputados, as mulheres estão muito mais do que empoderadas, estão conquistando seu espaço tanto no Legislativo quanto no Executivo.

Que fatos como a presença de três mulheres na Mesa Diretora da Câmara, do Senado, das Assembleias ou das Câmaras Municipais deixem de ser exceção e passem a ser regra. Se ganham com isso as mulheres, ganha muito mais a sociedade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por