Amor sem limite

21/04/2018 às 01:11.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:27

Dizem que amor de mãe não tem limites. O de muitos pais também. É o que comprova o campeão de jiu-jítsu Júlio Cesár Oliveira. Pai dos trigêmeos Pedro, Mateus e Paulo – portadores de autismo –, o atleta trava nova luta. Não em busca de mais um título mundial, mas, sim, para garantir vitórias para os meninos, de 6 anos, que podem ter o desenvolvimento afetado em função do autismo. Devido ao alto custo do tratamento com células-tronco, ele rifa a própria moto, avaliada em R$ 30 mil. Na batalha conta com a ajuda incondicional da mulher, Rawielle Pascoal. 

Desafios enfrentados por Julião, como é conhecido, e a mulher são encarados por várias outras famílias no Brasil. Pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo aponta para a existência de cerca de 1 milhão de casos de autismo no país. Transtorno de difícil diagnóstico, tratamento caro e pouco avanço em pesquisas. Famílias enfrentam ainda o preconceito, dificultando a inserção social dos portadores.

No último dia 16 de abril, o Senado instituiu a lei que estabelece 2 de abril o Dia Nacional de Conscientização sobre Autismo. A ideia é a de que a data seja para debates e campanhas de conscientização sobre o transtorno, melhorando diagnóstico, tratamento e combate ao preconceito. 

A iniciativa pode ajudar a atenuar o sofrimento dos pais e dos portadores de autismo ao longo dos anos. Enquanto não há avanços, a torcida é para que Julião consiga recursos com a rifa, e a sociedade e o poder público vejam com o gesto dele que não vale preconceito e é preciso mais recurso na saúde para garantir vida digna às crianças portadoras de autismo em todo o Brasil.

A torcida é para que Julião consiga recursos com a rifa e a sociedade veja com o gesto dele como o preconceito atrapalha os portadores de autismo
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por