Alerta no Norte

22/02/2018 às 05:57.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:30

A relação de um paciente com o profissional de saúde é, acima de tudo, de confiança. Temos que acreditar que aquele trabalhador é capacitado para nos dar as orientações necessárias para que cuidemos do nosso corpo de maneira a evitar prevenir e tratar doenças ou problemas causados por acidentes. Sem esse elo, qualquer tratamento fica prejudicado. 

Apresentamos hoje um dado preocupante. O Conselho Regional de Odontologia investiga neste momento 20 casos de exercício ilegal da profissão de dentista em Minas, a maior parte deles na região Norte. 

São pessoas que estão mexendo nas bocas das pessoas, extraindo dentes e fazendo cirurgias sem estarem capacitadas para isso. Essas atividades precisam ser feitas por pessoas treinadas e que sabem dos riscos que a mais simples limpeza dentária tem para os pacientes. 

Foi-se o tempo em que a odontologia era uma profissão ensinada de pai para filho. As técnicas e medicamentos específicos evoluíram demais e passar pelo banco da faculdade é essencial para ser um bom dentista.

Mas nós, cidadãos, temos ferramentas para verificar se aquele profissional tem ou não a formação necessária. Bastam nome completo e número de inscrição no CRO-MG e uma busca no site do conselho para conferir os dados. 

Hoje, não dá mais para escolher um dentista apenas pela indicação de amigos ou familiares. Exigir que o registro esteja visível no consultório é um direito do paciente. 

Se por acaso o profissional colocar alguma dificuldade em fornecer esses dados, desconfie e denuncie. Pelo seu bem e de outras pessoas. 

Foi-se o tempo em que a odontologia era uma profissão ensinada de pai para filho. Passar pelo banco da faculdade é essencial
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por