Agosto Dourado

25/08/2021 às 00:06.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:45

Antes de agosto ser varrido pela ventania que marca o oitavo mês do ano, é preciso falar da importância da amamentação, que ganhou destaque através da campanha Agosto Dourado e, principalmente, conscientizar a sociedade sobre a cultura do desmame que vem crescendo no país. 

De acordo com dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, cerca de 45,8% das crianças brasileiras têm aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, 52% delas têm aleitamento continuado nos primeiros 12 meses de vida e 35%, nos primeiros 24 meses.

Mas nem todas as mães têm consciência do quão a amamentação é fundamental para a saúde das crianças e como essa alimentação ajuda a garantir saúde também na vida adulta. A cultura do corpo perfeito, as leis que dificultam às mães amamentarem por um longo período, dentre outros fatores, têm feito as mulheres legarem a amamentação a segundo plano. 

Já as mulheres que decidem e, podem fazer, da amamentação um momento de interação entre mãe e filho, precisam enfrentar a proibição de amamentar em determinados locais públicos. Esse constrangimento leva muitas a amamentarem apenas enquanto podem permanecer em casa.

Na Câmara dos Deputados, alguns projetos de lei em tramitação ganharam destaque nas comissões onde o tema foi colocado em debate. Os textos querem evitar tais constrangimentos e garantir a todas as mulheres o máximo de tempo possível de licença para que possam desfrutar desse momento com todos os cuidados que ele merece. 

Espera-se, que com a mudança de mês, o tema e os projetos de lei que visam garantir às mulheres o direito pleno da maternidade não caiam no esquecimento. Mais do que isso, espera-se que a sociedade não apenas se conscientize sobre a importância desse momento, mas respeite e garanta a todas as mães o direito de amamentar em qualquer lugar, seja o espaço público ou privado.

Enquanto essa conscientização não acontecer, continuaremos a ter mães pela metade, mães doentes e cidadãos com seus direitos desrespeitados ainda nos primeiros meses de vida.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por