Acolhida pela vida

21/02/2020 às 09:34.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:42

O crescimento do número de casos de suicídio no Norte de Minas, principalmente entre os jovens, acendeu um alerta ainda maior no Centro de Valorização da Vida (CVV) de Montes Claros, único na região a garantir um apoio emocional e de prevenção a esse tipo de morte.

A entidade lançou uma série de ações para ampliar o número de voluntários, que chegam a dedicar até 4 horas, semanalmente, ao trabalho de prevenção a pessoas que estão prestes a tirar a vida ou a familiares que já perderam algum ente nessas condições.

O CVV está também ampliando o trabalho de prevenção, com a realização de palestras e rodas de conversa sobre o tema na região.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o suicídio é hoje a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 20 anos, com mais de 800 mil casos por ano em todo o mundo. E os motivos que levam essas pessoas a tirar a própria vida preocupa cada dia mais pais e educadores.

No entanto, a maioria dos casos de suicídio está ligada a transtornos mentais, como a depressão. Mas alguns fatores podem colaborar para esse processo como o excesso de cobrança atualmente, seja em casa ou nas escolas; abuso de álcool e outras drogas, o crescimento do tempo dedicado ao universo digital e o bullying. Frases ditas com frequência como “quero sumir” e “vou deixar vocês em paz”, entre outras, devem ser observadas com cuidado.

Dessa forma, se você tem um tempo livre e pode contribuir para evitar a morte do próximo, ajude nesse trabalho voluntário que a CVV vem desenvolvendo no Norte de Minas. A simples dedicação de alguns minutos diários pode ser suficiente para salvar uma vida. Pense nisso.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por