Divisão de odontologia realiza trabalhos na cidade e zona rural

Jornal O Norte
08/09/2005 às 10:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:51

Cinara Dreide


Repórter


dreide@onorte.net

A Divisão de Odontologia da secretaria municipal de Saúde de Montes Claros, tendo em vista a recente ampliação de suas atividades, divulgou, nesta semana, as principais ações desenvolvidas, como forma de melhor informar à comunidade e possibilitar acesso rápido e desburocratizado aos seus serviços.

O CEO - Centro de especialidades odontológicas é um serviço especializado que atua mediante encaminhamento de pacientes dos centros de saúde e escolas, através do sistema de cotas, garantindo acesso igualitário, indiscriminado e universal a escolares e comunidade em geral, como propugna a Carta constitucional brasileira de 1988 e a Lei nº: 8080/90.

As especialidades oferecidas, sem qualquer custo para o usuário do SUS – Sistema único de saúde, no CEO, são as seguintes, conforme relatório minucioso desenvolvido pela divisão: endodontia, cirurgias, próteses, atendimentos a pacientes especiais, odontopediatria e diagnóstico de câncer.

CEO

O Centro de especialidades odontológicas funciona na Policlínica Ariosto Corrêa Machado, no bairro Jardim Alvorada, zona leste da cidade, em três turnos de atendimento.

Informações do secretário municipal de Saúde, João Batista Silvério, dão conta de que, por decisão e orientação do prefeito Athos Avelino, outro CEO será implantado em Moc até o mês de dezembro de 2005, no bairro Tancredo Neves, o que ampliará, consideravelmente, toda a gama de serviços já ofertados.

Além dos variados procedimentos odontológicos oferecidos no CEO, a divisão de Odontologia divulgou, em seu relatório, o retorno do atendimento à zona rural do município, através da unidade móvel devidamente equipada e adequada ao trabalho dos profissionais dentistas e auxiliares.

ATENDIMENTO

Atendimento odontológico noturno também é oferecido, na atualidade, em cinco centros de saúde, com previsão de ampliação para todos as 15 unidades básicas da zona urbana do município. O serviço é prestado nos seguintes locais: centros de saúde dos bairros Santos Reis, Esplanada, Cintra, Delfino Magalhães, Maracanã e Renascença.

Na zona rural, foi instalado um consultório odontológico em Aparecida do Mundo Novo. A aquisição de aparelhos fotopolimerizadores, utilizados na confecção de restaurações estéticas (resina) foram providenciados para todos os centros de saúde que possuem o serviço.

Outra novidade introduzida pela atual administração municipal - que a equipe de odontologia da secretaria municipal de Saúde faz questão de ressaltar - foi a recente implantação do serviço odontológico em dez equipes do PSF - Programa de saúde da família, as quais realizam, dentre outras atividades, levantamentos de necessidades e atendimento clínico básico, a saber: restaurações; cirurgias; limpezas, com encaminhamento para especialidades, quando necessário; visitas domiciliares; procedimentos de prevenção; participação em grupos operativos tais como gestantes, hipertensos, diabéticos, saúde mental, adolescentes e mães; realização de palestras (educação em saúde) para a comunidade em geral.

Com a orientação do prefeito Athos Avelino e sob a coordenação do secretário João Batista Silvério, o município criou alguns importantes programas, dentre os quais a coordenação destaca: Programa criança sorridente, com o objetivo de garantir acesso a ações de promoção e recuperação da saúde bucal, através da técnica de TRA - Tratamento restaurador atraumático (cuja sigla em inglês é ART), preconizada pela OMS - Organização mundial da saúde.

PÚBLICO

O público-alvo são crianças das unidades dos Cemei - Centros municipais de educação infantil, centros de convívio e escolas que não possuem consultório odontológico.

Outro importante programa desenvolvido pela divisão de Odontologia, neste governo municipal, é a Promoção à saúde bucal do escolar de Montes Claros, que foi reestruturado e executa as seguintes ações, dentre outras: higiene bucal supervisionada (escovação semanal com creme dental fluoretado), bochecho semanal com flúor e fluorterapia intensiva para grupos de crianças com necessidade específica.

A administração também vem se empenhando pessoalmente na redução do índice de cárie em crianças até 12 anos de idade. A meta programada para os próximos anos é a redução para, no máximo, uma cárie nesta faixa etária.

A OMS estendeu esse prazo para até o ano 2010, mas, se depender dos constantes esforços da atual administração e do empenho pessoal dos profissionais envolvidos, a meta será alcançada até o final da atual gestão.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por