Pesquisa eleitoral

Direto de Brasília / 17/04/2018 - 01h55

A primeira pesquisa Datafolha após a prisão do ex-presidente Lula aponta migração de votos do petista para Marina Silva e põe o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa (PSB) no centro da disputa. Mesmo sem ter assumido a candidatura, Joaquim Barbosa já supera Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) em quase todos os cenários sem a presença de Lula.

Combate à corrupção 
Está em consulta pública até o fim deste mês um novo pacote de medidas de combate à corrupção elaborado pela organização Transparência Internacional em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). As medidas são baseadas na experiência de enfrentamento à corrupção de 100 países e podem ser consultadas pelo público por meio da plataforma Wikilegis. A apresentação das novas medidas dá continuidade, de forma ampliada, à mobilização iniciada há três anos com a coleta de mais de 2 milhões de assinaturas em favor da proposta de iniciativa popular com 10 medidas anticorrupção. 
 
58 anos de Brasília
No próximo dia 21 Brasília completa 58 anos. A capital federal é homenageada em uma exposição que reúne joias inspiradas nos monumentos da cidade, além de telas e gravuras do paisagista Roberto Burle Marx. A mostra, com entrada gratuita, foi aberta no último sábado e vai até 25 de abril. Nas 20 criações da joalheira Cyntia Tomi, símbolos da capital como a ponte JK, as frestas do STJ e os prédios das superquadras do Plano Piloto serviram de inspiração. 
 
Finnar
Ainda nas comemorações dos 58 anos de Brasília, acontecerá a 11ª edição da Feira Internacional de Artesanato, a Finnar, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. A feira oferece ao público estandes de mais de 700 diferentes artesãos de vários países, palestras, workshops, oficinas e shows.
 
Certificação
Estão abertas, até 27 de abril, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) deste ano. O exame é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Os participantes devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame para quem busca a certificação do ensino fundamental, e 18 anos completos para a certificação no ensino médio. As provas serão realizadas no dia 5 de agosto. O sistema de inscrição pode ser acessado na página do Encceja na internet. A participação é voluntária e gratuita.

Publicidade
Publicidade
Comentários