Cara, crachá

Direto de Brasília / 07/07/2018 - 03h54

O Parlamento Europeu aprovou, na quinta-feira (05), um novo sistema de autorização de viagens para turistas de países que não precisam de visto para entrar nos países da União Europeia (UE), entre eles o Brasil. A autorização prévia à viagem passará a ser exigida a partir de 2021. O documento custará €7 (R$ 31,80) e poderá ser obtido pela internet. A iniciativa visa a aumentar a segurança na região.

Ministro exonerado
O ministro do Trabalho, Helton Yomura (PTB), pediu demissão do cargo, na quinta-feira (05). Alvo da Operação Registro Espúrio, da Polícia Federal, para apurar a suspeita de fraudes no registro de sindicatos junto ao Ministério do Trabalho, Yomura foi afastado do cargo por determinação do Supremo Tribunal Federal. A defesa de Yomura afirmou que ele não cometeu nenhum ato ilícito e que "nega veementemente qualquer imputação de crime ou irregularidade".

Cargos acumulados
O chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministro Eliseu Padilha, assume interinamente o Ministério do Trabalho, no lugar de Helton Yomura. Padilha vai acumular os dois cargos. Em edição extra do Diário Oficial da União, publicado na noite de quinta-feira, o presidente Michel Temer exonerou Yomura e nomeou Padilha.

Queijos artesanais
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 2404/15, que regulamenta a produção e comercialização de queijos artesanais no país. A proposta tem por objetivo formular um marco regulatório para os queijos artesanais produzidos nos mais de 80 mil estabelecimentos rurais do país, sendo a maior parte da produção predominante de agricultores ou empreendedores familiares. O texto tramitou em caráter conclusivo e seguirá para a análise do Senado.

Ameaça de paralisia
Até então considerada erradicada do Brasil, a poliomielite está voltando a ser uma ameaça no país. De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade das crianças de até 1 ano de 312 cidades brasileiras não foram vacinadas contra a doença. O MS emitiu um alerta para evitar o retorno da paralisia infantil. O controle da doença é garantido quando pelo menos 95% das crianças são vacinadas – a média nacional de cobertura é de 77% atualmente.

Surto de sarampo
Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é outra doença que já havia sido controlada no Brasil e que está voltando a ser ameaça. Os estados do Amazonas e Roraima estão enfrentando um surto da doença. De acordo com o último boletim epidemiológico do MS, 463 casos foram confirmados nos dois estados

Publicidade
Publicidade
Comentários