Poder

16/10/2018 às 06:53.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:58

Surge um novo cenário político na vida pública do país. Nomes tradicionais da política ficaram de fora do Congresso e da Assembleia de Minas. Como o poder não fica vazio, em breve, vamos saber quem o ocupará.
 
Nova leitura
Um fato chamou atenção nessa eleição: o discurso contra tudo e todos – funcionou tanto, que atingiu o sistema político tradicional, levando a classe política para uma nova leitura, já para a próxima eleição de 2020.
 
Fatos semelhantes
Dizer que as lideranças deixaram de ter influência nas eleições é uma leitura equivocada. O fato novo dessa eleição dificilmente se repetirá, apesar da história ter registrado fatos semelhantes para presidente: em 1960, com a eleição de Jânio Quadros (renunciou após sete meses), assim como Bolsonaro, na época Jânio também se colocou igual ao povo. Em 1989, o episódio voltou a se repetir, com Fernando Collor, filiado a um partido pequeno, o PTC (renunciou dois anos depois após a posse). Nesses dois momentos o Brasil viveu um das suas piores crises. Novamente um candidato vindo de uma legenda pequena, sem bases eleitorais, surge com chances reais de vitória, segundo as últimas pesquisas. Agora, caso vença, só o tempo dirá se realmente teremos uma história parecida, com resultado diferente.

“Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte”. Max Weber
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por