Temer & Lula

20/06/2018 às 06:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:50

O presidente Michel Temer, com o camburão na porta, e o ex-presidente Lula da Silva, detento condenado, seguem estratégias similares no comando dos dois maiores partidos às vésperas da campanha eleitoral: blindam a cúpula de alianças regionais que possam inviabilizar seus projetos de poder. Temer mantém Henrique Meirelles (MDB) pré-candidato para que os diretórios não debandem em coligações heterodoxas. Lula faz o mesmo com o PT ao forçar uma candidatura impossível diante da Lei da Ficha Limpa. Assim segura o partido nos Estados ante o risco de esfacelamento da legenda. 

Ou seja..
..Tanto Lula, diante da Lei, quanto Meirelles, pela sobrevivência do MDB que deve se aliar a um nome forte, não serão candidatos, apostam congressistas. A conferir. 
 
Amarras
Temer controla um plural MDB. Vislumbra um futuro em que tentará se reeleger presidente do partido para não perder o Poder - que já perde como inquilino do Palácio. 
 
Brasil 1 x 0
Em tempos de festa junina isso é que é quadrilha de respeito: a Polícia Civil do DF, em operação na Papuda, flagrou Dirceu, Estêvão, Jacob e João Rodrigues na mesma cela. 
 
Brasil 2 x 0
Num país com fama de violento e corrupto, a CBF - um lamaçal também - emplacou na Copa um mascote chamado ‘Canarinho Pistola’ com cara de mau. Bem plausível. 
 
DF no circuito
A despeito da baixa popularidade, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), entrou no circuito nacional da pré-campanha como um dos principais articuladores do PSB. As conversas iam bem com Geraldo Alckmin, que sonha em ter o PSB com PSDB - seu vice Marcio França assumiu o governo de SP - mas a coisa desandou localmente, quando o tucano Izalci Lucas se lançou ao GDF.

Velho aliado
Rollemberg tornou-se assim um dos interlocutores do PSB com Ciro Gomes (PDT) - que já passou pelo partido e mantém ala socialista fiel ao seu grupo. Ciro recompensou, e mandou recado ao presidente da Câmara Distrital, Joe Valle (PDT). Valle sonha com o Palácio Buriti, mas Ciro avisou que é a Executiva Nacional do PDT quem decide.
 
Eu pago!
A quatro meses das eleições, permanece esquecida e sem previsão de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5914) contra o autofinanciamento de campanhas eleitorais. A que o candidato rico paga seu ‘santinho’. 
 
Elite 
Na ação protocolada em março, o PT, PDT, PSOL e PCdoB sublinham que o autofinanciamento viola os princípios republicano, democrático e da isonomia, “ajudando a manter na política uma elite econômica que dirige o país há séculos”.
 
Tiro no bolso..
A Comissão de Finanças e Tributação enterrou o projeto 7613/14, do ex-deputado Moreira Mendes (PSD-RO), que pretendia conceder isenção do Imposto de Importação (II) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para armas e munições.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por