Renovação?

Coluna Esplanada / 05/07/2018 - 08h43

Há uma semana a Coluna citou que nenhuma das Executivas dos partidos decidiu ainda como vai distribuir o cobiçado fundo de campanha com dinheiro público, uma regra imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral para que faça o depósito nas contas das legendas. De olho no dinheiro rápido no saldo, os caciques se mobilizam. Mas o início das discussões revela o que a sociedade teme: haverá pouquíssimo ou nenhum dinheiro para candidato novato. Ontem, o MDB deu a largada: o presidente, senador Romero Jucá (RR), avisou que o partido vai priorizar as campanhas de quem tiver mais chances. 

Só a patota
.. O recall de votos dos já eleitos vai pautar as decisões da maioria dos partidos. E novos candidatos terão pouca chance de pegar alguma verba do fundo.
 
Ciro, Cid & Co.
Além de apresentar a irmã caçula candidata a uma vaga de deputada estadual, os Gomes terão o irmão Lúcio Ferreira como 1º suplente do senador Eunício Oliveira (MDB).
 
Um caminho
Enquanto aqui hospitais penam sem verba (e matam pacientes), as Santas Casas de Portugal anunciam lucro de milhões com ‘raspadinhas’ lotéricas e salvam vidas.
 
Brasiiiilll
Os brasileiros vibravam com a vitória da Seleção na Copa contra o México e as empresas de ônibus faziam festa com buzinaço. A Agência Nacional de Transportes Terrestres aproveitou o dia de jogo para autorizar aumento das passagens de ônibus e dos pedágios. As tarifas de interestaduais subiram 10%.
 
Da pista 
Por falar na ANTT, os técnicos da agência não apoiam a tabela do frete para caminhoneiros, defendida pela diretoria.
 
Preço da LER
O INSS constatou que, só em 2017, mais de 22 mil trabalhadores tiveram que se afastar por 15 ou mais dias por questões de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou distúrbios osteomusculares - o equivalente a 11,9% dos benefícios pagos ano passado. 
 
Vai, não vai..
Diante do rompimento com o governador Fernando Pimentel (PT), em Minas, o presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (MDB), lançou sua candidatura ao Governo. Mas dentro do partido, um grupo capitaneado pelo federal Fabinho, vice-presidente da Câmara, ainda articula para o MDB fechar com Pimentel.
 
Só reza solta
O Pai Santo Antônio Caetano soltou vídeo no Facebook informando que visitou o ex-presidente Lula da Silva no quartinho da Polícia Federal em Curitiba. Justificou a visita: Diz que Lula carrega DNA de almas de matrizes africanas e teria recebido um recado de entidade para que levasse de presente a imagem de Orixá.
 
O Professor
O senador Cristovam (PPS-DF), que passa aperto em formação de chapa mas não descuida da pauta, aprovou substitutivo na lei 294/14 que autoriza bônus de R$ 1 mil para professores da educação básica cuja turma tiver boas notas em exames nacionais. 
 
Aposta errada
O desastre no leilão da Lotex - a raspadinha com exclusividade nacional que não teve interessados - ainda incomoda o Governo. Nos bastidores comenta-se que a Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loterias teria solicitado ao BNDES que contatasse as empresas para tentar entender o motivo das ausências de propostas.

Publicidade
Publicidade
Comentários