Olho na tela

Coluna Esplanada / 07/11/2020 - 00h02

Os apoios eleitorais em vídeo do presidente da República, Jair Bolsonaro, estão na mira de opositores em Brasília, que estudam cada cenário para achar brecha para denunciá-lo por abuso de poder. Até quinta-feira, nada oficialmente, mas advogados eleitorais de partidos buscam imagens nas quais ele esteja dentro do Palácio do Planalto ou do Palácio da Alvorada pedindo apoio a candidatos aliados. Os vídeos são distribuídos via WhatsApp pelo staff do presidente para alguns poucos candidatos os quais ele apoia Brasil adentro.

Lobo velho
Não é um movimento solitário o protagonismo do vice-presidente, General Mourão, nas críticas recentes a Bolsonaro, contrariando o chefe. A caserna o incita, discreta.
 
Corneta 
Militares – e são milhares deles, já – que ocupam cargos do primeiro a terceiro escalões na Esplanada temem perder seus empregos para apadrinhados dos partidos do Centrão.
 
Jeito B
Bolsonaro esboça minirreforma ministerial para fevereiro. Pelo menos três ministérios terão mudanças – e muita gente do quepe vai rodar. E na lista há nomes desconhecidos para os comandos das pastas.
 
Vergonha 
Com centenas de milhões de reais no Orçamento anual, o STJ mostrou um pouco do que é o Judiciário brasileiro: muita pompa, sedes bonitas, togas lustradas e nenhuma segurança digital. Hackers invadiram os arquivos do Tribunal e criptografaram tudo. Até quinta à noite, os técnicos de força-tarefa das Cortes não sabiam como resolver.
 
Vírus judicial
O hackeamento do STJ já rendeu extra-Corte. Alguns brasileiros receberam e-mails, com origem duvidosa, avisando de processos na Corte e um link com vírus. Pior, os hackers poderão ter acesso a processos sigilosos e até a quem é investigado pela PF. 
 
Apagão
Situação continua crítica no Amapá, com todo o Estado sem energia desde terça à noite. Povo busca água no rio Amazonas para banho e para cozinhar. Água mineral esgotada nas gôndolas. Mercados e açougues perderam carnes e perecíveis. Gerador do hospital estadual em Macapá é velho e requer cuidados. Torres de celulares, que operam com bateria estática, também podem falhar nas próximas horas. 
 
Energia humana
A força-tarefa de vários órgãos prometia para quinta à noite o restabelecimento de pelo menos 50% da energia no Estado, após incêndio que atingiu casa de máquinas na hidrelétrica Coaracy durante um temporal, que causou o apagão.
 
Frevo eleitoral
Até o dia 15, muita novidade pode acontecer na eleição no Recife. Reuniões secretas e muita matemática são utilizadas para que um dos adversários de João Campos (PSB) vá para o 2º turno. Outra novidade deve ser a presença do deputado federal Túlio Gadelha (PDT) no palanque de Marília Arraes (PT).
 
Gol contra
Um ex-empregado de multinacional brasileira perdeu ação em que pedia indenização por ter se machucado numa partida de futebol no Chile, em confraternização de colaboradores. A Segunda Turma do TRT da 21ª Região (RN) não reconheceu acidente de trabalho, evidente. Ele já tinha recebido, também, mais de R$ 230 mil do seguro.
 
2020 pra esquecer
Não bastassem as notícias ruins deste ano até aqui, mais essa contra o meio ambiente. Criado em 2004, foi extinto pelo governo da Paraíba (e endossado pela Assembleia Legislativa) o Parque do Repentista Juvenal de Oliveira, em Campina Grande.
 
Melhor destino 
Portugal é tetra. A querida terra mãe ganhou novamente o World Travel Awards, edição Europa. O país queridinho dos brasileiros foi escolhido como o principal destino turístico do continente pelo quarto ano seguido. 
 
OAB Mulher
Ao contrário do publicado na quinta, a OAB nacional se posicionou, sim, sobre o caso da sentença do estupro contra a jovem Mariana Ferrer – humilhada pelo advogado de defesa do acusado, sob vista grossa do juiz (já denunciado ao CNJ). A Comissão Nacional da Mulher Advogada soltou nota de repúdio.

 

Publicidade
Publicidade
Comentários