Joelho no chão

Coluna Esplanada / 28/04/2021 - 00h28

A mais recente sondagem nacional da Paraná Pesquisas mostra o quanto o Brasil – tão evangélico e católico – está rachado sobre o “fique em casa” ou “vá ao culto & missa”. Foram ouvidas 2.176 pessoas em 204 cidades de todos os estados e DF: 55,1% concordam que igrejas e templos devem ficar fechados na pandemia, contra 41,4% que discordam. Veja mais em nosso site.

É campeão
Três senadores, 18 deputados (estaduais e federais), um presidente de partido (Levy, do PRTB) vítimas fatais da Covid-19. Não há outro país com esses números entre políticos.
 
Agrários
O ex-presidente Lula da Silva voltou a dialogar com o MST, tão sumido em tempos de cofres vazios para protestos e ocupações. O movimento resiste nos atuais acampamentos.
 
2022 na pista
O presidente Bolsonaro continua apostando forte na Bahia, principal reduto lulista no Nordeste. Foi a Salvador nesta segunda-feira para inaugurar trecho de 22 km de estrada asfaltada.
 
Memória fresca
Irmão do ex-governador do Amazonas Omar Aziz, hoje senador e presidente da CPI da Covid, Murad Abdel Aziz foi citado numa das fases da operação Maus Caminhos, do MPF, por tráfico de influência junto ao governo do Estado com fornecedores para a saúde. Desde que o irmão político comandava o Estado.
 
Jogou lá fora
Aliás, Omar Aziz, quando governador, voava de jatinho esporadicamente em fins de semana para jogar em cassinos do Caribe, contam fontes. Deixou renda lá fora. E o Brasil ainda capenga no debate sobre a legalização dos jogos.
 
Voltou, sem microfone
Fundadora do Psol – trocou o partido pelo Rede –, Heloísa Helena voltou ao Senado. Mas sem mandato. Ganhou cargo de assessora na Liderança da Minoria, com salário de R$ 10,7 mil. Segue assim os passos do ex-senador e ex-governador do DF Rodrigo Rollemberg, que trabalha como assessor técnico. Mas ele é concursado.
 
Quem é o pai?
O Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos elaborou um Projeto de Lei que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre a Paternidade Responsável. Todo 15 de maio.
 
Freio na praça
Os efeitos negativos da pandemia nos negócios afetaram vários setores da economia no 1º trimestre deste ano. Segundo o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, embora a indústria tente reação no lançamento de produtos, o resultado ainda não supera as perdas. Em março, o índice teve queda de 9,8% em comparação com fevereiro. No acumulado de 12 meses o índice apresenta queda de 4,1%.
 
Enxuta
A rede Saraiva vai reabrir com lojas menores, focadas em livros e papelaria, começando por shoppings em cidades-polo. A primeira do formato será em Jundiaí (SP).
 
Estante$
Como o mercado “dá voltas”. A Saraiva, com megalojas onde se comprava CDs, DVDs, pequenos eletroeletrônicos, comprou a rede Siciliano que tinha esse modelo. Enterrou a marca adquirida e vai assumir o formato.
 
Lá fora
Enquanto o Brasil cambaleia nas doses de vacina e está no fim da fila para entregas, algumas cidades da Flórida (EUA) já promovem eventos com público e a Itália comemora um boom de reservas em hotéis na reabertura do país: “33% em poucos dias” em todos os hotéis do país, diz o ministro do Turismo, Massimo Garavaglia.

 

Publicidade
Publicidade
Comentários