Espionagem?

Coluna Esplanada / 02/09/2021 - 22h17

​O instituto formado pelas grandes empresas de combustíveis do país, que se autodenomina Legal, segue em busca de um nome para reforçar o cartel. O salário alto é atrativo, mas o postulante ao cargo precisa ter passagem por empresas perseguidas pelo instituto e estar disposto a revelar segredos comerciais ou industriais dos antigos empregos. O presidente do instituto, o general Theophilo, que foi assessor do ex-ministro Sérgio Moro em Brasília, sabe bem que se o funcionário contratado seguir as exigências estará, pela doutrina militar, praticando o crime de espionagem ou traição, conduta tipificada no Código Penal Militar.

Noivo de 2022
O PSD está muito mais forte. Tem o relator do Orçamento Geral; governa grandes estados; novos mandatários. Gilberto Kassab, controlador, é o noivo eleitoral de 2022.
 
Informes secretos
As inteligências das PMs de estados do Sudeste alertam a autoridades para evitar estradas no dia 7 de Setembro. Há informes de bloqueios de rodovias por caminhões.
 
Mineirada na Funasa
Miguel Marques, ex-presidente da CBTU em BH, é o novo presidente da Funasa, que continua nas mãos da bancada mineira. Seu padrinho é o federal Diego Andrade (PSD).
 
Quase golpe
Um “jabuti” na PEC 32, da reforma administrativa que tramita na Câmara dos Deputados, uniu policiais e delegados e a grita conjunta deu resultados. O relator deputado Arthur Maia (PSD-BA) incluiu parágrafo que dava poderes ao diretor geral da PF de escolher delegados para investigações. Seria uma clara ingerência do governo nos inquéritos. Ele recuou. A Coluna procurou as duas associações.
 
União...
“Da forma como está o texto, coloca-se dentro da reforma administrativa o controle total do governo sobre quem vai investigar casos relacionados a questões institucionais. Isso é o início do fim da autonomia investigativa que sempre tivemos”, disse Luís Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais. 
 
...faz a força
“Essa nova inclusão no texto, permitindo a distribuição de inquéritos por parte do diretor-geral, é um absurdo. O que ocorre hoje é uma distribuição técnica, onde concorrem os delegados daquela área específica. Novamente o texto da reforma fragiliza a atuação técnica que a Polícia Federal sempre privilegiou”, cravou o presidente da Associação Nacional dos Delegados de PF, Edvandir Paiva.
 
Desde 2011
Um xereta procurou a “tese” escrita por Rosangela Silva, a Janja – a namorada de Lula da Silva – durante sua estada na Escola Superior de Guerra (Rio de Janeiro) com tudo pago pela Itaipu Binacional, onde ela trabalhou em emprego pedido por ele.
 
Meu amor
O que chama a atenção é a dedicatória de Janja: “Ao meu namorado, que apoiou e incentivou a minha vinda para o Rio de Janeiro, mesmo sabendo das dificuldades da distância que, felizmente não atrapalhou só nos fortaleceu”. Um oficial de Marinha foi seu orientador na tese.
 
No hablas 
O Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul instaurou inquérito para apurar descumprimento do governo de adotar a língua espanhola na grade curricular do ensino público, conforme lei aprovada. A denúncia é da deputada Juliana Brizola (PDT). Até o fechamento da Coluna, o governo não se pronunciou. 
 
Reaquecendo
Levantamento do IGet, índice que acompanha o desempenho dos setores de Varejo e Serviços, mostra que, em julho, os varejos ampliado e restrito tiveram alta de 2,3% e 3,9% ante junho, operando nos maiores níveis desde outubro de 2020. 

Publicidade
Publicidade
Comentários