E o ‘saidão’?

Coluna Esplanada / 08/01/2022 - 00h08

O presidente Jair Bolsonaro prometeu na campanha para sua eleição em 2018 trabalhar para proibir o indulto judicial para liberação de detentos dos presídios em datas festivas – o famigerado “saidão”. É lei e acontece no Brasil inteiro. Já eleito, em setembro de 2019, ao lado do então ministro da Justiça, Sergio Moro, o presidente disse que o único “saidão que pode existir é o da cela ao pátio da prisão”. Moro tinha pacote anticrime forte para aprovar no Congresso Nacional, incluindo o tema. Os mandatários fizeram de cegos, o ministro foi abandonado e pediu demissão, o presidente ‘esqueceu’ o tema, e hoje ninguém mais toca no assunto.

Resultado
Milhares de presos, em todo o Brasil, não voltaram para as penitenciárias após o “saidão” de fim de ano. Muitos crimes registrados são de bandidos que deveriam estar na cela.

Rio sem rumo
Só no Estado do Rio de Janeiro, quase metade dos que saíram com o benefício – mais de 500 – ficou nas ruas, muitos condenados por roubos e homicídios.

Cenários
O prefeito Eduardo Paes (PSD) jura que continua no cargo. Mas não se assuste o leitor se surgir candidato ao Governo do Rio, com Marcelo Freixo de vice e Lula de padrinho.

Aposta paralímpica
É um lobby (e que bom!) dos paratletas com a primeira-dama Michele Bolsonaro de madrinha nos bastidores (Aliás, ela tem mandado muito no Palácio). Entrou em vigor na quarta-feira a Lei 14.294, que destina mais recursos das loterias para patrocinar e promover esportes paralímpicos.
 
Do contra
Religioso e contra bingos e cassinos, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) não tem férias. Dia sim, outro também, espalha para whatsapp de congressistas e publica nas redes sociais sua campanha e argumentos contra a liberação dos jogos.

Uma pergunta
O presidenciável Sergio Moro não se posicionou ainda se é contra ou a favor da legalização dos jogos de azar. A pauta mais importante do Congresso em fevereiro.
 
Exemplo
O apresentador de TV Luciano Huck fez teste de Covid e gripe Influenza nos poucos convidados que entraram na casa que alugou na praia de Itapororoca, em Trancoso.
 
Nas montanha$
Empresários do setor imobiliário pressionam o Governo de Minas a construir avenida sobre uma ferrovia pouco usada por mineradora, em Nova Lima, região metropolitana de BH. A área tem alto valor de venda residencial. Mas há resistências de vizinhos e ambientalistas. O governo federal, dono da área, marcou leilão para março.
 
Hambúrguer social
A turma do McDia Feliz está confiante para 2022 da campanha que há 33 edições faz doações para o Instituto Ronald McDonald. De 2017 a 2021, já foram arrecadados cerca de R$ 92 milhões – subiu 13% ano passado em relação a 2020. “O crescimento mostra que a população está comprometida a contribuir com projetos em prol da saúde e educação”.
 
Esplanadeira
# Group Software registra crescimento de 55% no faturamento e apresenta aumento de 60% na carteira de clientes. 
# Beatriz Ambrósio assume como head de marketing e comunicação da Layers Education.
# Austral Re contrata Alessandra Monteiro como nova diretora de Vida e Saúde. 
# Dra. Vanessa Jaccoud lança aplicativo “Só uma perguntinha” para cuidados com saúde mental.
 

Publicidade
Publicidade
Comentários