Crédito bloqueado

14/07/2018 às 06:56.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:24

Acendeu o sinal de alerta no Tribunal Superior Eleitoral. A cúpula da Corte convocou os diretores e presidentes de partidos para uma reunião importante na próxima quarta-feira, 18, para tratar de regras eleitorais e principalmente da distribuição dos bilhões de reais do fundo eleitoral para bancar campanhas. O TSE só pode depositar o dinheiro na conta dos partidos com a apresentação do plano de cada um e critérios de distribuição do dinheiro aos seus pré-candidatos. Mas levantamento feito pela Coluna constatou que, até ontem, três das seis maiores legendas nem tocaram no tema.

Cada um..
O PT, PP e PR, três dos seis maiores, ainda não definiram seus critérios; e PSDB, DEM e MDB acabaram de desenhar a estrutura – que ainda será analisada pelos ministros.
 
..por si
Na reunião também será tratado o sistema de registro de candidaturas no portal do TSE. Os partidos terão de apresentar um responsável para cuidar dos cadastros. 
 
Olho vivo
O Cadastro de registros de candidatos é essencial para o banco de dados do Tribunal. E para o cidadão. É por ele, por exemplo, que descobrimos quem aumentou patrimônio.
 
Limpa na rede
O Twitter no Brasil tem dado sua colaboração direta contra as fake news, maior preocupação hoje do TSE para as eleições. Cancelou mais de um milhão de contas no último mês. O resultado aparece devagar. Ontem, donos de contas no microblog perceberam a perda instantânea de centenas de seguidores.
 
Maldade online
Há especialistas em informática e hackers oferecendo serviços para – ou sendo demandados por – políticos e partidos. Não é para coisa boa na internet. A guerra é suja nos bastidores. A Polícia Federal tem interface com o TSE e reforça a equipe de fiscalização com agentes especializados.
 
Ensaios
Partidos que nunca lançam candidatos ao Planalto, MDB, DEM e PP surpreendem. Henrique Meirelles trabalha para valer. Mas Rodrigo Maia (DEM) está de olho na reeleição, assim como Ricardo Barros (PP), que colocou seu nome à disposição do partido. Assim querem se fortalecer nas bases com o discurso presidencial.
 
Padrinho forte
Como ministro da Saúde, Barros fez o PP pular da quinta para a terceira maior bancada da Câmara, com articulação de filiações na ‘janela’ que passou. PP hoje tem 49 federais – como o PSDB. PT é o líder, com 61, seguido do MDB com 51 deputados.
 
Meia dúzia
Grande corpo-a-corpo esperado pela Rede com presença da presidenciável Marina Silva em Contagem (MG) reuniu meia dúzia de apoiadores. E foi parar em escola para falar para crianças (pela lei hoje, ainda não votam). Resultado eleitoral zero. 
 
Obras inacabadas
O deputado Alexandre Valle (PR-RJ) protocolou projeto de lei que acrescenta parágrafo ao artigo 8º na Lei das Licitações, a 8.666/93: Obriga aos novos administradores a concluírem as obras dos antecessores. A conferir a receptividade. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por