Contrato$

15/10/2021 às 00:01.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:03

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, confirmou ao senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Pandemia, que a Corte abriu processo para apurar os motivos “jurídicos e fáticos” para a não realização de licitação (dispensa e inexigibilidade, inclusive) relativamente aos contratos firmados entre a VTCLog – investigada na Comissão – e o Ministério da Saúde. No documento (Aviso nº 1607 - GP/TCU), a ministra afirma que o caso “está sendo tratado com absoluta prioridade”. Estão sob investigação oito contratos da empresa com que somam mais de R$ 330 milhões.

Peso do carimbo
“Percebe-se que o período em que foram celebrados os mencionados contratos não foi caracterizado por situações excepcionais ou de urgência que, em tese, justificariam a ausência de certame”, expõe Aziz no pedido de investigação ao TCU.
 
UFC Relatório
A ordem da direção da Polícia Legislativa do Senado para os agentes na CPI da Pandemia, na vindoura sessão do relatório final, é não interferir em brigas de senadores. Ou seja, deixar o pau quebrar entre os parlamentares. E os próprios se resolvam.
 
Mineirinho
Quieto como mineiro que é, Fabinho Ramalho (MDB-MG) corre por fora na disputa para indicação a ministro do TCU na vaga de Ana Arraes, que deixa a Corte em 2022.
 
Lupa nos...
O Sesi e Senai, entidades do Sistema S, devem divulgar a remuneração de empregados conforme determina Lei de Acesso à Informação. É o que defende o subprocurador-geral da República Luiz Augusto Santos Lima em parecer encaminhado ao STF. O procurador sublinha que as entidades estão submetidas às mesmas regras impostas aos entes da Administração Pública direta ou indireta.
 
...salários
“A publicação dos dados está em consonância com a jurisprudência da Corte e com o determinado pela Lei 12.527/2012, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI)”. O STF, sob a relatoria de Luís Roberto Barroso, analisa recurso do Senai e o Sesi que questionam acórdão do TCU, que determinou a divulgação mensal, em seus sítios eletrônicos, da remuneração individualizada de todos os seus empregados.
Auxílio empacado
Aposta do presidente Jair Bolsonaro para tentar recuperar a popularidade e pavimentar o projeto de reeleição, o Auxílio Emergencial segue empacado no Congresso Nacional. A princípio, Bolsonaro planejava lançá-lo em novembro, data improvável já que a MP 1061/2021 que criou o programa está parada na Secretaria Legislativa do Congresso.
 
Ajudinha
A MP foi enviada pelo Planalto em agosto e corria risco de “caducar” (perder a validade), mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu prorrogá-la por mais 60 dias. Outros dois projetos – reforma do Imposto de Renda e a PEC dos Precatórios – fontes de financiamento do novo auxílio avançam degavar. 
 
Operação Madrinha
A bancada do Novo na Câmara cobra do Ministério da Economia explicações sobre o suposto favorecimento de empresas ligadas à primeira-dama, Michelle Bolsonaro, na concessão de crédito empresarial pelo BB e Caixa no âmbito do Pronampe. Está no requerimento (1229/2021), ao qual a Coluna teve acesso.
 
Primeira-dama S.A.
Questionam ainda se as empresas Maria Amélia Doces, Salão Luiza Coiffeur e Derela Modas (empresas de amigos da primeira-dama supostamente favorecidas) acessaram crédito no âmbito do Pronampe e o tempo que decorreu entre o protocolo da proposta de financiamento e a sua deliberação.
 
Mais caixas
O Banco24Horas vai ampliar em 15% o número de estabelecimentos comerciais (como supermercados, farmácias, postos) que oferecem atendimento financeiro aos clientes de diferentes bancos. A meta é chegar a mais de 16 mil estabelecimentos parceiros até o fim do ano. Os caixas hoje atendem 145 milhões de brasileiros em 900 cidades.
 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por