Combustívei$

23/05/2018 às 00:50.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:12

Embora critiquem o aumento dos combustíveis, deputados se esquivaram de aprovar propostas para conter a série de reajustes desencadeada após assinatura de decreto do presidencial em julho de 2017. Há duas semanas, a Comissão de Finanças e Tributação rejeitou projeto que pretendia sustar o aumento de tributos sobre combustíveis. Outra proposta (PDC 723/17), do deputado José Guimarães (PT-CE), que questiona o decreto de Temer, permanece parada há 9 meses na CCJ. 

Da bomba
Enquanto preços sobem – na refinaria, na distribuidora e na bomba – o Cade e a Polícia Federal seguram a investigação sobre a prática de cartel pelos postos de gasolina.
 
Turismo & Jogos
O ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, trabalha para aprovação do projeto de lei que legaliza cassinos no Brasil, dentro de resorts. Não quer bingos na praça. 
 
O de sempre 
Apesar de negarem publicamente qualquer aproximação, caciques do PSDB e DEM têm intensificado as conversas nos últimos dias para retomar a histórica aliança entre as legendas para a disputa presidencial. 
 
A conferir
A reaproximação se deve principalmente ao tímido desempenho dos dois pré-candidatos Geraldo Alckmin (SP) e Rodrigo Maia (RS) nas pesquisas. Os partidos já consultam os diretórios estaduais sobre a eventual aliança e composição de chapa. 
 
Guerra tucana
‘Alckmistas’ desconfiam de que ‘doristas’ plantam notas na mídia para enfraquecer Geraldo Alckmin, enquanto João Doria é candidato a tudo; até a papa, se pintar vaga.
 
Loteamento 
O loteamento político nas agências reguladoras continua a todo o vapor enquanto a Câmara analisa a passos lentos o projeto de lei 6621/2016 que propõe medidas para definir regras para a nomeação de cargos de direção. A proposta já passou pelo Senado e atualmente tramita em comissão especial de deputados. 
 
Bate Pronto 
Deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) responde à carta assinada por governadores contra a reestruturação da Eletrobras (PL 9463/18), projeto do qual o parlamentar é relator: “Isso nem é política, é politicagem”. 
 
Ninguém viu..
As comissões de relações exteriores da Câmara e do Senado não deram a mínima para o memorando da agência de inteligência americana (CIA) que confirmou que o ex-presidente Ernesto Geisel autorizou, a partir da posse em 1974, a execução de opositores do regime militar.
 
..Ninguém ouviu 
O assunto sequer foi mencionado pelos presidentes – deputado Nilson Pinto (PSDB-PA) e o senador Fernando Collor (PTC-AL) – e não houve requerimento de informações ou pedido de acesso aos documentos da CIA por parte de parlamentares.
 
Mídias sociais
O Senado promove na quinta-feira o seminário O Legislativo e as Mídias Sociais para discutir o uso e a influência das redes sobre o trabalho legislativo e o cenário político eleitoral. Uma dos painéis, sobre fake news, será conduzido pela diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por