Serra do Cipó

Circulando / 27/07/2013 - 20h09

Hoje vamos falar de um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo:
Serra do Cipó

Perfeito atrativo turístico onde você pode encontrar cachoeiras, grutas e trilhas. Na região da Serra do Cipó você encontra aconchegantes pousadas e restaurantes. Parte da área está protegida dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó.  Para entrar na reserva é pela cidade de Santana do Riacho e seu distrito chamado Serra do Cipó, que também guardam belos cenários.

Localização:
Está localizada no estado de Minas Gerais, a 90 quilômetros a noroeste de Belo Horizonte, logo depois da cidade de Lagoa Santa, região sul da Serra do Espinhaço, no divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Doce.

Atrações:
Parque Nacional da Serra do Cipó

Seis municípios abrangem o parque - Santana do Riacho, Jaboticatubas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim e Nova União - que tem área total de 33.800 hectares. A reserva é considerada um importante santuário da flora brasileira, abrigando cerca de 1.600 espécies de plantas. Destaque para as bromélias, orquídeas, sempre-vivas e canelas-de-ema, que fazem do parque um verdadeiro jardim natural.

Quando o assunto é fauna, a Serra do Cipó se destaca por abrigar e proteger animais ameaçados de extinção como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-pintada. Aves, como seriema, tucano e maritaca são observados com facilidade.

As numerosas nascentes das bacias dos rios São Francisco e Doce formam riachos e cachoeiras, acessíveis por trilhas que podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou a cavalo. Rapel e canoagem são esportes praticados em algumas quedas e corredeiras.
 
O que fazer:
A região - dentro e fora do parque - é repleta de cânions, rios de águas cristalinas e belas cachoeiras. O acesso é por trilhas, exploradas a pé, de bike ou a cavalo. Opte sempre pelo acompanhamento de um guia. Para quem curte atividades radicais, os cenários são convites perfeitos para a prática de rapel, canoagem, trekking, alpinismo e ciclismo.
 
Cachoeiras em Serra do Cipó
Boa parte das cachoeiras está concentra na área do parque. Mas é preciso disposição para caminhar bastante - ou ficar atento às trilhas que podem ser exploradas de bike ou a cavalo, como as que levam às quedas da Farofa ou da Taioba. Fora da reserva o destaque é a cachoeira Grande, um a das mais bonitas da região, com direito a passeios de caiaque.

Véu da noiva
Com três grandes quedas, entre 70 e 120 metros, fica em área particular. A entrada é cobrada e o movimento fica intenso nos feriados, por conta da piscina natural e do fácil acesso (cinco minutos de trilha). O local é procurado por adeptos experientes do rapel.
 
Quando ir a Serra do Cipó
A melhor época é a seca, que vai de maio a setembro. Além de não chover, uma profusão de cores se espalha pelos jardins naturais. Evite o período entre dezembro e março, quando as chuvas intensas enchem os volumes dos rios e cachoeiras, representando perigo. Nesse período, a circulação pelas estradas locais fica prejudicada.

Entre maio e junho acontece o Festival de Artes e Vinhos da Serra do Cipó, agitando os distritos ao redor e também as cidadezinhas de Ipoema, Jaboticatubas e Conceição do Mato Dentro. Na ocasião, restaurantes, hotéis e pousadas da região elaboram cardápios especiais e, para aquecer as noites frias, a programação musical reúne jazz, bossa nova, chorinho e MPB.

Informações uteis
Informações turísticas
Tel: 3718-7017
Parque Nacional da Serra do Cipó
Tel: 3718-7228

Atenção: Não há bancos e caixas eletrônicos na região e o posto de combustível mais próximo fica a 28 quilômetros (MG-010, Km 68,5 - sentido Lagoa Santa) em São José do Almeida.

Onde Ficar:
O que não falta são opções de várias pousadas, áreas de camping e  restaurantes na Serra do Cipó. Maiores informações: www.serradocipo.com
 
Como chegar a serra do cipó:
De avião - O aeroporto mais próximo é o de Confins, a 60 quilômetros da Serra do Cipó. No aeroporto pode-se pegar um taxi ou alugar um carro. O aeroporto da Pampulha (centro de Belo Horizonte) fica a cem quilômetros

De carro - Vindo de Belo Horizonte, acesso pela MG-010, passando por Lagoa Santa. Mais adiante, após a travessia de uma ponte sobre o Rio das Velhas, segue-se em direção ao distrito Serra do Cipó, município de Santana do Riacho

De ônibus - A empresa Saritur (http://www.saritur.com.br/) faz a linha Belo Horizonte X Serra do Cipó

Passa Tempo – MG
No último final de semana tive a oportunidade de conhecer a hospitaleira cidade Passa Tempo, localizada a 150 km de Belo Horizonte. Por lá acontecia o evento “Projeto Estações Música na Praça” edição de outono, levando música de qualidade, interpretadas pelos melhores cantores de Minas Gerais e movimentando o turismo naquela região. Agradeço a cantora Paula Sete e o do idealizador do projeto Bianc Amorim pelo convite.

Abraço da coluna aos amigos e leitores Bhaúde Silveira, Maria Barbosa. Ariadna Costa, Thiago Olliver e aos aniversariantes Thiago de Oliveira Cunha e Raphael Dantas.

Publicidade
Publicidade
Comentários