Montes Claros

Circulando / 29/06/2013 - 10h45

Hoje vamos falar um pouco de nossa cidade, que comemora 156 anos no próximo dia 3 de julho, com uma grande festa no parque de Exposições João Alencar Athayde.

MONTES CLAROS

Montes Claros está situada na microrregião do norte de Minas, a 418 KM da capital mineira, com cerca de 400 mil habitantes. Cidade de clima tropical, a Princesinha do Norte tem como principais atividades econômicas a indústria comércio e pecuária.

Pontos Turísticos - Quem vem a Montes Claros pode conhecer pontos turísticos como o Parque Municipal Milton Prates, que possui uma grande área verde e onde está situado o Zoológico Municipal. Palco de vários eventos, está sempre aberto para visitação. Temos ainda, o Parque Sapucaia, que está localizado na Serra do Ibituruna com reserva florestal; o Parque Guimarães Rosa, uma das maiores áreas verdes do perímetro urbano municipal; a Lapa Encantada com cachoeiras com 1 km de rios subterrâneos; a Gruta do Engenho, aberta para visitação; o Conjunto Lapa Grande, onde se insere a gruta de mesmo nome que, com seus 3 km, está entre as maiores de Minas Gerais, além de abrigar em seus sedimentos restos de animais fósseis;

Impossível não passar pela Catedral de Nossa Senhora Aparecida, situada no coração da nossa cidade, a Igreja Matriz onde na praça acontece, todos os domingos, a tradicional feira de artesanato e a Igrejinha dos Morrinhos, um dos cartões postais da cidade, de onde é possível ter uma vista panorâmica belíssima da cidade.

Lembramos que a cidade possui 164 sítios arqueológicos catalogados, tendo como principal o Complexo Espeleológico da Lapa Grande, dada a sua importância arqueológica, sendo ali, onde aparece a formação do vulcão espeleotema de pouquíssima ocorrência no Brasil.

Montes Claros possui ainda, como toda cidade mineira, uma diversidade de charmosos bares e restaurantes. Vale conhecer alguns na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, mais  conhecida com Avenida Sanitária e outros na rua Raul Correia e ainda, na orla da Lagoa Interlagos.

Principais festas e eventos - As tradicionais festas e eventos de Montes Claros são um ponto forte que  impulsionam o turismo local, trazendo pessoas de várias regiões para participarem das mesmas. Dentre várias, destacamos a Festa do Pequi , o Carnamontes, o Festival Internacional de Danças Folclóricas, a Exposição Agropecuária que acontece esta semana e vai até o dia 07 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde com shows diversos e muitos visitantes. Temos também as tradicionais festas de agosto, a Feira Nacional da Indústria, Comércio e de Serviços de Montes Claros (FENICS) que acontecerá este ano de 04 a 08 de setembro, no parque de Exposições e muitos outros.

Artesanato - Em qualquer parte de Montes Claros é fácil encontrar um artesanato diferenciado, feito com matérias-primas regionais e criado de acordo com o modo de vida local. Muitos deles podem ser encontrados no Mercado Central, no Empório do Artesanato, em algumas lojas na região central e principalmente aos domingos, na feirinha de artesanato da praça da Matriz.

Cultura - Montes Claros também é famosa por seus grandes artistas como Beto Guedes, violonista, cantor e compositor; Tino Gomes que estreou recentemente no cinema nacional com “Meu Pé de Laranja Lima” e muitos outros.  O Corredor Cultural  Padre Dudu é um ponto alto de visitação dos turistas onde encontramos os casarões da Matriz.

Gastronomia - Em Montes Claros o turista encontra uma variedade de produtos da região onde destacamos o requeijão, a carne de sol, o feijão tropeiro, doces, mandioca, rapadura batida, e o pequi que além de ser o nome de uma tradicional festa encanta a todos com seus saborosos e elaborados pratos. O mercado Central e alguns bares e restaurantes da Avenida Sanitária são algumas das paradas obrigatórias para um bate-papo com os amigos e ainda saborear alguns pratos da região.

Esportes  -  Assim como em grande parte do Brasil, o esporte mais popular em Montes Claros é o futebol. Na cidade há diversos clubes, se destacando o Montes Claros Futebol Clube, fundado 28 de agosto de 1990 e  o Funorte Esporte Clube fundado a 4 de maio de 2007 . Também existem diversos estádios de futebol, como o Estádio José Maria de Melo, com capacidade para 5.000 pessoas. Atualmente acontece o campeonato da categoria de base de futebol júnior, temporada 2013 com alguns jogos sendo realizados em Montes Claros.

Fique por dentro:
Na próxima terça, dia 03 de Julho às 11h, na rua Plínio Ribeiro 539, bairro Amazonas, acontece a inauguração da primeira etapa do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, que irá movimentar o turismo em Montes Claros recebendo várias autoridades como médicos, políticos, senadores, entre outros. Também no mesmo dia acontece, a partir das 19h uma animada festa junina no Vila 61 Casa Bar, na Raul Correia, 61, Funcionários.

Abraço da coluna aos amigos Bhaúde Silveira, Francielle Borges, Lucilene Porto, Wesley Grilo, Mayounara Soares, Vitor Hugo Victor e Kennedy Moraes.



Publicidade
Publicidade
Comentários