Grão Mogol

Circulando / 13/07/2013 - 19h58

Hoje vamos falar de uma das cidades de Minas que mais se destacou desde a descoberta dos primeiros diamantes, em 1839. A cidade de Grão Mogol esta localizada a 151 km de Montes Claros, nos confins da Serra do Espinhaço. É famosa pela sua história, seus atrativos turísticos e belezas naturais.

GRÃO MOGOL

Atrativos Turísticos - A cidade possui vários atrativos naturais, culturais e religiosos. Dentre eles destacamos:

- Igreja Matriz de Santo Antônio: importante patrimônio cultural da cidade e um dos pontos mais visitados. Erguida por escravos na segunda metade do século XIX, foi construída para atender às necessidades de serviços religiosos da população branca local daquela época. Está localizada à Praça Ezequiel Pereira, no centro da cidade.

 - Parque Estadual de Grão Mogol – É um parque com área verde, toda preservada, de beleza típica do cerrado e vegetação rasteira que  guarda inúmeras paisagens naturais. Quem visita o parque pode se aventurar pela Trilha do Barão, toda construída  de pedras pelos escravos e a Trilha da Tropa. Conhecendo essas trilhas históricas, você pode se envolver com a natureza diversificada, passarelas suspensas, mirante, paisagens deslumbrantes e inesquecíveis que estarão lhe aguardando.

-Igrejinha do Rosário – Bem cultural da cidade que permite uma visão nítida de um passado de história marcado pela religiosidade da população. Localizada na rua Cândido Fróes no centro da cidade serve anualmente de cenário para a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário. Foi construída no Período Colonial no Brasil, segunda metade do Século XIX.

Centro Histórico – Na rua Cristiano Belo, encontramos os principais estabelecimentos comerciais da cidade. São construções antigas e sua maioria foi construída no século passado. A paisagem construída revela, através da sua leitura, a própria história do lugar e do modo de vida da sociedade.

Cachoeiras – A cidade possui uma variedade de cachoeiras onde destacamos a cachoeira Maria das Neves, Cachoeira da Fumaça e a cachoeira Véu das Noivas com  queda d’água  de aproximadamente 34 metros e 3 a 4 m de largura, localizada numa região de enorme importância histórica. Para visitação é necessária autorização do IEF ou secretaria de Turismo.

Festas – Várias festas marcam o calendário anual de Grão Mogol. As festas religiosas têm forte tradição na cidade e estão especialmente relacionadas à herança das festas populares dos descendentes de escravos negros como a Festa de Santana do Barrocão que acontece no mês de julho, Festa do Padroeiro de Santo Antônio, Festa de Nossa Senhora do Rosário. Acontece também a famosa festa do Vau ou Festa do Divino no segundo final de semana do mês de Setembro e é denominada como carnaval temporão, com show ao vivo na praça Beira Rio e na Praia e o carnaval tradicional que já se tornou um dos mais procurados de Minas pelos turistas.

Presépio Natural Mãos de Deus – Criado sobre um incrível paraíso pedregoso é o maior presépio natural a céu aberto do mundo. Os personagens foram criados de tamanho natural  e desde sua inauguração, em 9 de dezembro de 2011 tem sido o maior sucesso aos visitantes.

Praia do Vau – Importante atrativo turístico que é garantia certa de emoção com banho de rio, água pura, clima ameno, passeio entre as pedras, cerrado, onde vivem diversas espécies da fauna e flora. Todo trajeto esculpido pela natureza com pedras sobrepostas, areia fina e belas paisagens naturais.

Cachoeira do Mirante - É uma cachoeira de exuberante beleza natural, com água de cor escura em função da composição mineral resultante da serra. Ela representa um dos pontos de importante atração turística, devido a sua história local relembrar a luta entre o líder dos garimpeiros e as tropas da Coroa Portuguesa.

Ainda em Grão Mogol pode-se visitar o sobrado de pedras do senhor Élcio Paulino, a Biblioteca Manoel Esteves, a Loja do Artesão e inúmeras belezas naturais como os canyons do Ribeirão do Extrema e Barragem do Extrema, o canyon Rancho Queimado, o lago Irapé, cachoeira Véu das Noivas, Cachoeira da Fumaça e  muitas outras.

Publicidade
Publicidade
Comentários