Capitólio

Circulando / 20/07/2013 - 21h35

Hoje vamos falar de Capitólio. Cercada de morros e de água é uma das cidades mais belas do lago de Furnas, em Minas Gerais

Capitólio

Localização: Conhecida como mar de Minas, Capitólio está na região sudoeste de MG, a 284 km da capital Belo Horizonte. A cidade faz parte do circuito turístico Nascente das Gerais, composta por 10 cidades da região: Cássia, Carmo do Rio Claro, Delfinopólis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos Pratápolis e São João Batista do Glória. Parte do município de Capitólio está dentro da área do Parque Nacional da Serra da canastra e cerca de 80 KM da nascente do Rio São Francisco e da cachoeira Casca Danta, de quase 200 metros de queda.
 

Atrativos Turisticos:

 
Lago de Furnas – Conhecido como mar de Minas, é um dos maiores lagos artificiais do mundo com 1.440 km². É utilizado para banhos e esportes náuticos que surpreendem pela beleza banhando 34 municípios. Possui uma grande diversidade ambiental como cachoeiras, piscinas naturais e enormes paredões que formam belíssimos cartões postais. Possui 850 embarcações de pequeno, médio e grande porte além dos Jet esquis.
 
Balneário Escarpas do Lago – localizado a 7 KM do centro da cidade e conhecido também como bairro Engenheiro José Mendes Junior é uma referência turística de Capitólio. É formado por várias casas em volta da lagoa, sendo que boa parte das casas possui sua própria descida para lanchas. É bem badalada durante o ano todo, sempre que faz calor, e é frequentada basicamente por moradores de Belo Horizonte, que são donos das casas de veraneio.
 
Canyons no lago de Furnas – formados naturalmente, alcançam 60 metros de altura, que revelam cenários surpreendentes e belíssimas cachoeiras, como a Lagoa Azul, perfeita para um mergulho e muita diversão.
Cachoeiras – Possui um complexo de mais de 20 cachoeiras com água cristalina que atrai turistas de várias partes do Brasil. Destacamos a Lagoa Azul, famosa cachoeira que forma um poço de água clara que denomina o nome lagoa azul. Esse tom transparente se dá pelas pedras e pela água que cai.
 
Praia artificial Domingos Gonçalves Machado – Local de contato com a natureza, fica no perímetro urbano e tem 24.895,12 metros quadrados. Banhada pelo Rio Piumhi foi fundada em 1988. Possui banheiros públicos, barracão para festas, duas quadras poliesportivas, uma quadra coberta e um calçadão por onde as pessoas caminham no final de tarde.
 
Turismo de Eventos – O carnapitólio, tradicional carnaval da cidade que acontece fevereiro ou março, atrai turistas de várias regiões e é uma das maiores festas do estado Minas Gerais. Também acontece na cidade as tradicionais festas da cultura típica local como Festa da Sociedade Vicente de Paulo (feriado corpus cristi), Festa do padroeiro São Sebastião em janeiro, Arraiá dos Franciscos e aniversário da cidade dia 27 de dezembro.

Trilha do Sol -  Distante 21 km de Escarpas do Lago, o passeio proporciona o contato com piscinas naturais, cachoeira, trilha para caminhada, além de parada em restaurante.

Abraço da coluna aos amigos e leitores Cleriston Lopes, Andressa Ribeiro, Danielle Queiroz e Leila Brito.

Publicidade
Publicidade
Comentários