Shimano lança linha Deore com 12 velocidades para MTB

15/05/2020 às 00:01.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:30

Um lançamento inusitado nesta última semana, a série Deore M6100. Além do Deore M5100 de 11 velocidades e o Deore M4100 de 10 velocidades, prometendo tecnologias premium em um novo nível de preços. A Série M6100 foi moldada no mesmo DNA dos grupos de MTB Top de Linha, XTR, Shimano Deore XT e o SLX. E é totalmente compatível com os parceiros de linhas mais agressivas, para que você possa montar sua configuração favorita de acordo com suas necessidades de pilotagem e pedal. Enquanto isso, as versões Deore de 11 e 10 velocidades construídas em cima do legado de MTB desse emblemático grupo reúnem tecnologias como: trocas de marcha HG Hyperglide, alavancas 2-Way Release (liberação dupla), câmbios Shimano Shadow RD+ e controles para guidão I-SPEC EV que ampliam a diversidade desse grupo, cujo foco é oferecer alto valor ao ciclista. A Shimano finalmente tomou uma atitude a fim de ganhar mercado depois de três anos sem novidades, enquanto a Sran, sua principal concorrente, deu um salto nas linhas de 12 velocidades, garantindo qualidade e acessibilidade. Ficou um tanto estranho a retomada do Deore, embora seja o campeão da era 20 e 30 velocidades. A curiosidade agora é: qual vai ser o valor desta relação?

Entendam sobre as cores de lentes para óculos
Os óculos de proteção são acessórios importantes para os esportes. A proteção dos olhos vai além dos raios UV, insetos, poeira e pequenos objetos lançados no ar. Além disso, o olho precisa se ajustar à luz do ambiente e às sombras. É importante saber a função de cada cor para fazer a melhor aquisição para cada modalidade esportiva e situação climática. Seguem algumas dicas:

- Lente amarela: para dias nublados ou com neblina. Também é ótima para passeios noturnos, porque amplia o campo de visão e o amarelo transmite o máximo de luminosidade. Muitas pessoas usam lentes amarelas para dirigir à noite.

- Lentes âmbar e rosa: aumentam a precisão visual e têm grande força de contraste. São ideais para dias com pouca luz solar, porque fornecem um campo de visão mais claro.

- Lente cinza: reduz o brilho e deixa as cores mais próximas da realidade. São recomendadas para qualquer condição climática.

- Lentes transparentes: boas para dias nublados com pouca luz. Também podem ser usadas durante a noite, mas não são tão competentes como as amarelas.

- Lente escura: lidam bem com muita claridade e, se são espelhadas, filtram os raios solares de maneira mais eficaz.

- Lentes fotocromática: escurecem ou clareiam de acordo com a variação de luz. Por exemplo, em uma trilha, onde você vai passar por lugares abertos e por sombras de árvores, é uma opção interessante.

- Lente polarizada: reduz o excesso de brilho, mantendo a visão mais confortável. Também ajuda a enxergar bem e identificar riscos por causa da redução de luzes ofuscantes.

Pedestres e ciclovias
É uma cena muito comum em Montes Claros pedestres andando ou correndo nas ciclovias. Sabemos que não é o correto, afinal ciclovias e ciclofaixas são “parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica”, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Entretanto, antes de acusar os pedestres ou reclamar, devemos entender por que eles andam nas ciclovias. 

Os motivos são simples: muitas das calçadas são ruins e não possuem pisos adequados, além de serem malconservadas. Assim como os ciclistas, os pedestres sofrem com a falta de estrutura adequada nas ruas, sua má conservação e o descaso do poder público. 

Existem leis a respeito das dimensões, tipos de piso e desníveis em calçadas. Entretanto, a prefeitura não faz a fiscalização e muito menos a devida manutenção das grandes rachaduras.

Dessa forma, quem sofre são os cidadãos. Por isso, colega ciclista, tenha paciência com os pedestres que andam nas ciclofaixas. Afinal, somos todos pedestres e, mais que isso, pessoas. E isso requer paciência e amor.

Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Esta sétima edição será feita em cima de campanha virtual e projetos sociais, embora estejamos em tempos de isolamento. Em nota oficial, a coordenação do movimento nacional, realizada pela equipe do Observatório Nacional de Segurança Viária, decidiu, em conjunto com o Denatran, promover um movimento totalmente digital durante o mês de maio. As ações presenciais foram aconselhadas a serem realizadas no próximo mês de setembro, onde já é celebrada a Semana Nacional de Trânsito.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por