Programa Reviva Turismo

08/10/2021 às 00:13.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:01

O governo de Minas Gerais publicou um edital inédito para fomentar o setor turístico no Estado. A iniciativa está inclusa no Programa Reviva Turismo, que tem a proposta de realizar investimentos de marketing para divulgar e promover o potencial turístico das cidades, fomentando a economia, gerando emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico. Minas Gerais é hoje o principal destino turístico do Brasil, e o Norte de Minas possui diversas opções em cachoeiras, parques, acervos culturais e naturais, e principalmente pelas belezas particulares de cada região, como o Parque Cavernas do Peruaçu, reserva Rolinha do Planalto, Cachoeira Curimatai, Parque Nacional Grande Sertão Veredas, Cachoeira do Curiango, Rio Pandeiros, Cachoeira do Serrado e muitos outros. Agora teremos uma excelente oportunidade para potencializar ainda mais estas regiões, gerando economia no turismo, para o mercado, que efetivamente comercializará nossos destinos e produtos. Os proponentes deverão ser organizações sociais que trabalham com turismo e possuam produtos já estruturados com foco no turismo cultural, turismo de natureza, turismo de aventura, turismo gastronômico, turismo rural, turismo de negócios e eventos e cicloturismo. O período de inscrições será de 25 de outubro a 8 de novembro no site www.secult.mg.gov.br.

Grávidas podem pedalar?
Andar de bicicleta é um exercício aeróbico de baixo impacto, mas para as grávidas pode se tornar algo que precise ter um pouco mais de atenção, não pela prática em si da atividade, mas por possíveis quedas. Os cuidados ao andar de bicicleta devem ser redobrados principalmente no quarto mês, quando o centro de gravidade da gestante começa a mudar, dificultando o equilíbrio. Mas antes preciso dizer que a prática é benéfica sim, desde que sejam respeitados os limites do corpo impostos por esta nova fase. O conselho geral sobre o quanto de exercício fazer ou não fazer durante a gravidez deve ser baseado na rotina que a mulher tinha antes da gestação. Para aquelas que não tinham o hábito de andar de bicicleta antes da gravidez, não seria o momento de começar a prática. O exercício físico durante a gravidez evita que a gestante não ganhe peso exageradamente. E, para quem já é adepta das pedaladas, apenas continue, já que essa atividade estimula a circulação do sangue por todo o corpo, beneficia as articulações, os ligamentos e o sistema cardiovascular. Além do alívio do estresse e o bem-estar. Mas lembrem de consultar o seu médico.

Parceria certa entre unidades de conservação e o cicloturismo
Um programa que vem servindo de exemplo e estendendo a todo o Brasil é o Ciclorrotas, da Fundação Florestal de São Paulo, que já mapeou 1.500 km de trilhas com o apoio das Unidades de Conservação locais. São 44 UCs envolvidas no programa, que ao longo do último ano consolidaram informações sobre os percursos, pontos de apoio e turismo local. Ao todo são 54 roteiros, sendo 815 km de circuitos internos às unidades, cinco rotas internúcleos que somam quase 300 km e um roteiro integrado com 410 km conectando diferentes Unidades de Conservação. Para quem não sabe, em breve o Norte de Minas terá uma rota pela Serra do Espinhaço que fará um percurso entre Diamantina e Porteirinha. Nas próximas edições falaremos sobre esta super novidade. Acesse os mapas das ciclorrotas SP no site: https://bit.ly/BicicletaUC

Sudene e o incentivo sustentável
Mais uma conquista na Câmara dos Deputados e Senado para a expansão da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A medida trará benefícios para o setor de bicicletas. Serão 84 municípios que terão benefícios e possibilidade de investimentos pela Sudene, como a redução de 75% do IRPJ para novos empreendimentos, reinvestimentos de até 30% do IRPJ devido em projetos de modernização, descontos no PIS/Pasep para aquisição de maquinário, acesso ao Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), redução de ICMS em relação ao restante do Estado e financiamentos com taxas imbatíveis junto ao Banco do Nordeste. As empresas do setor de bicicletas já podem comemorar. 

Leia mais sobre a ampliação da atuação da Sudene em MG e ES: https://bit.ly/CaiVetoSudene
Saiba mais sobre os benefícios e incentivos da Sudene em MG: https://bit.ly/SudeneMG
Leia sobre a aprovação da inclusão de municípios mineiros na Sudene, texto de 2017: https://bit.ly/PlenarioSudeneMG

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por