Parque Estadual Lapa Grande

Aventureiros do Sertão / 11/06/2021 - 00h01

As unidades de conservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF) aproveitaram o fechamento provocado pela a pandemia para realizar diversas ações de melhorias. O trabalho incluiu várias instalações no entorno, com o propósito de garantir um bom ambiente aos visitantes. Dentre as ações foi feita a construção de aceiros para prevenção de incêndios florestais, manutenção de estradas e cercas, limpeza de jardins e trilhas, pinturas e reparos das construções, confecção e instalação de placas de sinalização, além de coleta de lixo no interior e entorno da unidade. A lista inclui ainda poda de árvores, coleta de sementes, produção de mudas, rondas e monitoramentos, ações de conscientização ambiental no entorno, manutenção de passarelas, entre outras. Mas o destaque ficará para a presença da Aciclomoc, que ajudou ativamente na proteção e conservação do Pelg com a remoção de pinturas clandestinas em áreas proibidas, mantendo assim a preservação visual do ambiente. Parabéns ao diretor Gilvânio e associado João Henrique pelo trabalho. 

Lançamento Sentec bikes
Com muita expectativa chegou ao mercado mais uma marca para acirrar a concorrência no mundo das bicicletas, a brasileira Sentec. Inaugurada em 2 de junho, a Sentec promete impactar com os mais diferentes perfis de apaixonados por bicicleta, apresentando acessórios e componentes que atendem desde a segurança até a melhoria da performance do atleta. Os produtos que já estão no mercado são: faróis e vista light, kit tubeless, suporte de caramanhola, meias, guidões (MTB e Road), suporte de guidão (MTB e Road), canotes (Retrátil e fixo), rotores de freio (MTB e Road), pastilhas de freio a disco, sapatas de freio, manoplas. A previsão da linha completa nas lojas será de seis meses. “Somos a Sentec, marca brasileira especializada em componentes e acessórios que contempla todo o ecossistema da bike, com a intenção de oferecer o que há de mais inovador no mercado. O nosso objetivo é entregar para os aficionados pelo ciclismo, sendo ele ON ou OFF Road, produtos que potencializem sua performance, que deem prazer e segurança para o amanhã. De ciclista para ciclista!”. O Brasil está se tornando o maior produtor de bikes no mundo com as marcas nacionais Caloi, Vicinitech, Oggi, Sense, Absolute, Audax , Lotus e outras. 

Shimano patenteia freios eletrônicos
Na patente americana da Shimano, concedida em 18 de maio de 2021 e adquirida pela Wheelbased, há um detector eletrônico na alavanca de freio que identifica quando você está acionando os freios e com que força está fazendo isso. O detector também pode registrar potencialmente outras entradas, incluindo velocidade e aceleração. Isso transmite um sinal elétrico para um controlador, que por sua vez acionará um atuador elétrico (motor) e move um pistão para empurrar o fluido hidráulico da alavanca do freio por meio de uma mangueira para a pinça, e por fim, efetivar a frenagem. A patente da Shimano diz que o freio obtém sua carga elétrica de uma bateria montada na bicicleta ou de um cubo de dínamo dianteiro. Pelo visto, as primeiras bicicletas a receberem estes componentes serão as elétricas, já que possuem suas baterias acopladas, serão mais fáceis a compor estes recursos. Quem diria, a tecnologia está além do esperado. 

Dia Mundial da Bicicleta
O Dia Mundial da Bicicleta já passou e não poderia deixar de falar sobre esta importante data. Comemorado em 3 de junho, o dia foi aprovado em 12 de abril de 2018 para conscientização sobre os vários benefícios sociais de usar a bicicleta para transporte e lazer. Após o anúncio do secretário-geral da Federação Europeia de Ciclistas, Bernhard Ensink: “Andar de bicicleta é uma fonte de benefícios social, econômico e ambiental – e isso é aproximar as pessoas”. Esta foi a declaração da ONU, considerado um marco histórico que contribuirá para o desenvolvimento sustentável de todo o mundo.

 

 

 

Publicidade
Publicidade
Comentários