O que fazer em um ataque de abelhas?

22/10/2021 às 00:06.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:06

Quem já levou uma ferroada na trilha? Pois é, sabemos que é comum estes tipos de imprevistos. Segue algumas dicas sobre a proteção de um possível ataque de abelhas: As abelhas são ferozes quando estão em enxame. Os ânimos estão exaltados pelas disputas entre as possíveis rainhas, e por isso evite passar a menos de dez metros de uma colméia. Ao notar um enxame enfurecido, não façam barulhos, pois as abelhas são atraídas por sons agudos. Evite também gestos bruscos, que podem ser interpretados como uma ameaça, e o mais importante, evite sempre o uso de perfumes, isso incita abelhas à longa distância. As abelhas são atraídas por um hormônio excretado no local da picada. Ou seja, ao se tomar uma picada, as demais atacarão o mesmo local. Ao ser picado, afaste-se imediatamente e mantenha calma. Pessoas que conseguem se manter calmas tomam um número menor de picadas. No caso de ataque, saia da trilha e entre na vegetação correndo em zigue-zague (abelhas são péssimas em curvas fechadas), e raspando deliberadamente nas folhas e galhos para que estes tirem as abelhas de seu alvo e também para que o sumo das folhas mascare os hormônios excretados. O ataque de um grande enxame pode ser mortal. As maiorias das pessoas resistem em média a 50 picadas, um grande enxame pode facilmente ultrapassar a mil. Dependendo da pessoa poderá sofrer bronco-espasmo, e choque anafilático, ou seja, a reação alérgica impedirá a vítima de respirar e esta entrará em estado de choque. Neste caso carregue sempre um anti-histamínico durante a trilha (ex: Polaramine ). Fica a dica! 

3º Trilhão Sem Fingimento
Anunciado numa live, Emilson Durães lançou a 3ª edição do Trilhão Sem Fingimento que será realizado no dia 20 de fevereiro de 2022. A festa começará com o passeio ciclístico em um percurso fechado, onde o ponto de partida e chegada terá toda estrutura para receber os participantes amantes do MTB, familiares e amigos de todo o Norte de Minas. O local ainda está a definir. A expectativa é que o evento quebre um novo recordes em participantes, já que o último ultrapassou os 500 inscritos. Trilhão Sem Fingimento tem seu aperfeiçoamento em organização e estrutura, podendo participar qualquer ciclista do iniciante ao profissional. Com os mesmos parâmetros dos eventos anteriores, terá café da manhã, almoço, camisa, medalha de participação, vários sorteios e brindes. O trilhão é aberto a todo o público e convida os empresários locais para novos patrocínios e parcerias. Contatos com Emilson Durães 38 9 9168 8571 e Giovanne Simões 38 9 9151 9681. Para mais informações acesse as redes sociais @duraesbike.

Reflorestamento e o Cicloturismo
Todo mundo sabe que é uma combinação perfeita a ligação entre ciclista e o meio ambiente. No Paraná foi criado o projeto Cicloturismo e Reflorestamento, após uma evolução das politicas públicas voltada ao ciclismo, o plano integra além da sustentabilidade, rotas ciclo turísticas e preservação do meio ambiente. Nesse sentido, o projeto tende a fortalecer as relações sociais, culturais e ambientais, bem como os arranjos produtivos locais além do planejamento de rotas cicloturísticas que farão a ligação entre alguns pontos do estado, com estrutura, locais de apoios, recepções, informações turísticas e promoção da região onde estarão instalados. O foco agora é fomentar a plantação de pomares de árvores nativas por esses caminhos cicláveis. Nasce, portanto, mais uma forma de fomentar a atividade turística no Brasil, e no Norte de Minas, breve terá novidades, aguardem!

Dois recordes que sincronizam
O Brasil bateu dois recordes históricos: A alta no combustível e aumento de ciclistas. A vida de quem precisa abastecer não anda fácil. Já são dezesseis meses de subidas consecutivas nos valores dos combustíveis no país, além dos itens essenciais que também seguem os mesmos caminhos. Com o orçamento mais justo, muitos vêm procurando formas alternativas de locomoção. E a bicicleta, claro, se torna a protagonista desta história. Dados levantados pelo site da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) mostram que no primeiro semestre de 2021, o país registrou 34,17% de aumento nas vendas das bicicletas em comparação ao mesmo período do ano passado. Há motivações variadas pelas quais as bicicletas passaram a ser mais usadas e compradas, mas, para o Aliança Bike, o preço do combustível, é o principal motivo, já que afeta drasticamente o orçamento mensal. O uso da bike está em forte tendência no Brasil, seja por lazer, sustentabilidade, necessidade ou emergência. Mas vale ressaltar que, como transporte principal ou em massa, há questões de infraestrutura e até de condições físicas dos usuários que ainda é um problema.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por