Maior Ultramaratona de MTB do mundo foi no Brasil

24/04/2020 às 00:19.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:21

Quem diria que um dos maiores desafios em mountain bike do planeta foi realizado no Brasil em 2016. Intitulado de “A Grande Volta – o pedal para quem não tem juízo”, o evento anual percorre por 11 dias alguns dos locais mais incríveis e difíceis para pedalar. A largada aconteceu no dia 20 de julho para uma pedalada de 1.078 quilômetros com brutais 24.902 metros de altimetria acumulada (subidas), saindo de Búzios (RJ) com sentido a Ibitipoca (MG), retornando ao Estado do Rio de Janeiro, finalizando em Paraty. Sem dúvida, é uma aventura ímpar por locais deslumbrantes, como a região da Serra Fluminense (RJ), Serra Lima Duarte (MG), Serra de Ibitipoca (MG), Serra do Funil (MG), Parque Nacional de Itaipava (RJ) e Serra da Bocaina (RJ). Quem fez a Estrada Real pelo Caminho Velho conheceu de perto a proporcionalidade de alguns desses percursos, que afinal de contas é de tirar o fôlego, com paisagens bucólicas!

Qualidade de vida urbana mais praticidade
Se alguém lhe perguntar se existe algo mais prático do que uma bicicleta, você pode dizer que sim. A questão agora envolve muito mais que facilidades, tratando-se de uma bike dobrável. Que afinal de contas, de um jeito supimpa, para uma série de situações em que a bicicleta comum apresenta limitações. Pra começar, são poucos os lugares confiáveis, nas cidades brasileiras, onde se pode deixar estacionada uma bicicleta. Mesmo quando bem acorrentada a um irremovível poste, não podemos nos sentir seguros deixando a cabrita sozinha por mais do que alguns minutos: podem nos levar o selim, ou mesmo as rodas. O melhor mesmo é ter a bicicleta à vista, principalmente quando por um turno ou um dia inteiro. Ali na garagem do prédio, escondidinha num canto ou até mesmo atrás da mesa de trabalho. Para aquelas tarefas curtas, bate e volta, como ir ao cabeleireiro, pagar uma conta, visitar um amigo, a bicicletinha é uma mão na roda: ela vai junto até o exato destino final. Quer um exemplo quase extremo? Em um supermercado ela pode até mesmo ser carregada dentro do carrinho de compras. Outro dilema comum do ciclista urbano, pelo menos das cidades grandes, diz respeito à lonjura. Quando é fora de mão pra ir de bicicleta, ou se não está a fim de pedalar tanto, mas também não topa fazer todo o trajeto de ônibus, o vivente pode sentir a satisfação da integração modal. Vale a experiência, não é mesmo?

A era do smartwatch esportivo
Smartwatch é um relógio esportivo com GPS produzido pela Garmin e hoje criado por várias marcas. Capaz de registrar o tempo, a velocidade e distância em que você percorre, assim como suas calorias. Tem como função manter o atleta motivado, identificando registros pessoais e comparando o ritmo atual ao seu objetivo. Conforme você corre, o relógio avisa automaticamente quando você completa cada quilômetro, piscando a tela e emitindo um som simples. Ao finalizar a corrida e salvar os dados, você tem a opção de ver um resumo do seu desempenho, incluindo tempo total, distância, percursos, ritmos médios e calorias. Após o término do exercício, algumas marcas permitem que você descarregue os dados no site para ver sua corrida em um mapa, obter mais detalhes de cada quilômetro e compartilhá-los com seus amigos. Isso tudo gratuitamente. O smart está disponível em várias marcas e opções de cores e estilo com preços que variam de R$ 600 a R$ 8 mil.

Pedalando com os Ciclistas de FDS
E foi assim, seguindo as dicas da Revista Bicicleta, como escrito na última edição que alertava sobre a prática de esportes ao ar livre neste tempo de pandemia, optamos por pedalar de máscaras e mantendo a distância recomendada. A prática de exercícios é extremamente saudável, mas todo cuidado é pouco. Por isso, exercitar em casa ainda é a melhor opção. O isolamento domiciliar é a melhor forma de conter o avanço do novo coronavírus. Mas 30 dias em casa para quem é viciado em bike é uma luta. Valeu turma, ciclistas de FDS, TMJ!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por