Médica ciclista largou a bike para combater o corona

27/03/2020 às 00:03.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:06

Elise Chabbey, ciclista da Bigla-Katusha e licenciada em medicina, tinha planeado dedicar-se primeiro ao ciclismo, antes de abraçar a profissão de médica. Nesta altura, deveria estar a preparar-se para as “clássicas de primavera”. Mas a pandemia do coronavírus trocou-lhe as voltas e a ciclista suíça trocou agora as bicicletas pela bata e as estradas pelos hospitais. De acordo com a sua equipe, Chabbey, de 26 anos, que conciliava o curso de medicina com as provas de ciclismo ao longo dos últimos anos, iria participar na Strade Bianche e em várias “clássicas” na Bélgica ao longo deste mês. Mas, quando o surto de coronavírus começou a surgir na Suíça e as provas de ciclismo foram canceladas, optou por se juntar ao Hospital Universitário de Genebra, que se encontrava com falta de pessoal, para ajudar no que pudesse. “Não fazer nada não faz parte da minha natureza”, afirmou Chabbey, em declarações ao site oficial da sua equipe. “O que estamos a viver agora é algo sem precedentes e, dada a gravidade da situação, sinto que tenho de fazer alguma coisa”, acrescentou.

Quarentena
Apesar da situação, os atletas mantêm-se a treinar, mas de forma diferente: treinos em casa. Seja qual for a modalidade, todos eles bolam uma planilha de treinos. Por incrível que pareça, ficamos motivados diante de tanta criatividade. Saymon Pêgo é um exemplo: “Nada vai ser igual a partir deste momento, embora o decreto municipal não permite os treinos ao ar livre, não podemos fugir à regra, e aqui em casa faço questão de incluir minhas pequenas nos treinos diários, até o banho da bicicleta, tudo vira festa (risos)”. 

Consequências da Covid-19
A pandemia que assola o mundo tem afetado sobremaneira todos os setores da sociedade, e o desporto não foge a essa realidade. Os eventos esportivos, como todos sabem, são totalmente dependentes dos patrocinadores e parcerias com empresas. Embora o Norte de Minas possua calendário ancorado para estabelecer opções regionais aos atletas, vive também um momento muito difícil, perante a suspensão de dezenas de eventos numa época essencial de preparação para os eventos de médio e grande porte. Embora seja muito cedo para se perceber as reais consequências que o coronavírus pode vir a ter na região, quanto à realidade nacional, andei acompanhando alguns sites de eventos esportivos e não tenho dúvidas em afirmar que realmente teremos uma crise esportiva no país. 

Confie na Bike
Seja Biker lançou a campanha Confie na Bike, para conhecer um pouco da sua história com a bike e saber de você: Por que você pedala? Conte para gente um pouco de sua história com a bicicleta e como que o pedal mudou, e continua a transformar a sua vida. E ajude-nos a incentivar e a crescer, cada vez mais, essa congregação do bem! Participem, envie seu vídeo para o WhatsApp. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por