Estrada Real

12/03/2021 às 00:01.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:23

Com a criação do Projeto Estrada Real em 1999 e com ações para promover o turismo autossustentável nos municípios integrantes da rota turística, a cidade de Bom Jesus do Amparo (MG), situada no Caminho dos Diamantes, passou a receber turistas e viajantes regionais, nacionais e internacionais. Formada pelos caminhos: Velho, Diamantes, Novo e Sabarabuçu, a Estrada Real é um grande atrativo turístico pela sua riqueza cultural e natural. Foi através da formação como Guia de Turismo Regional que o Fernando Gonçalves passou a recepcionar, em Bom Jesus do Amparo, os “Viajantes Reais” com seus desafios. As belas histórias inspiraram a registrar em seus livros centenas de fotografias, contos, personalidades e origem, com a colagem de fotografias dos encontros, cartões de visita, adesivos de expedições dentre outros. Cada página em branco do livro se transforma em uma nova história. “Cada viajante que passou pode escrever seus dados e as suas experiências entre Ouro Preto a Diamantina e dos outros caminhos. Eles foram intitulados de os Livros dos Viajantes da Estrada Real, criado desde 2002, e já são sete livros recheados de histórias dos caminhantes, cicloturistas, cavaleiros, motociclistas e motoristas off-road”, disse Fernando Gonçalves.

Fernando Estrada Real
“Passei a receber presentes como canecas, chaveiros, camisas, postais e o meu favorito é o livro. Recebi o livro Brasília a Paraty, somando pernas para dividir impressões, enviado pelo ciclo viajante e professor Fernando Mendes. Depois de lido, doei à Biblioteca da Escola Estadual “Edmundo Pena”, onde estudei o colegial, como contribuição de ex-aluno. Devido a postagem da ação numa rede social, passei a receber mais ofertas de livros doados pelos viajantes e alguns deles vieram dentro dos alforjes das bicicletas e nos carros de apoio. Tornou-se uma pequena campanha de arrecadação de livros, entregues nas demais bibliotecas, e que também foram registrados nos Livros dos Viajantes. Livros da literatura brasileira, estrangeira e de histórias reais de viagens a pé, de bicicleta, moto, carro e barco, pelos mares e pelas estradas do Brasil, América e de volta ao mundo. Temos o livro Cem dias entre céu e mar, autografado pelo Amyr Klink, outros autografados pelos viajantes que saíram pelo mundo e um vindo da Espanha. Incentivar a leitura é um ato de cidadania. Para manter um pouco da tradição de enviar cartas, solicitei ao ciclista Ricardo Marinho, de Santos-SP, que levasse uma mensagem para o amigo Ademil Ribeiro e família, que recebem os turistas em São Gonçalo do Rio das Pedras. Foi extremamente gratificante para todos e, assim, mantemos o contato até hoje, através de cartas. Os viajantes de hoje fazendo o papel dos tropeiros como no período colonial, que mantinham a comunicação entre as pessoas, vilas e lugarejos distantes através de cartas. Está singelamente tudo registrado nos livros. Viva a cultura!” 
(Fernando Gonçalves)

Livro dos Viajantes Nº 06
Com um carimbo personalizado, comecei a carimbar as credenciais ou cadernetas dos viajantes que passavam na cidade e se tornou uma referência no caminho e motivo para mais e mais encontros. Conforme o Livro dos Viajantes nº 06, páginas 186 e 187, no dia 08/01/2019, consta a passagem do grupo de ciclistas “Aventureiros do Sertão”, formado pelos ciclistas Eudóxio Rabelo, Mateus Rodrigues, Ricardo Gozzi, Milton Antunes e Luís, com determinação e entusiasmo pedalaram de Diamantina a Ouro Preto, onde conheceram as riquezas históricas, culturais e naturais de Minas. Tão vivas e impactantes a todos nós. Um texto muito bacana que conta um pouco da viagem inesquecível a todos. Nossa prosa no Restaurante e Pizzaria Aconchego Mineiro foi legal e a Estrada Real, seus desafios, o sobe e desce de cada morro e boas histórias foram os assuntos principais durante o encontro. Para muitos, viajar pela Estrada Real é uma grande viagem no tempo e isso se confirma, pois muitos perdem a noção do tempo (rsrsrs).

#TBT - ESTRADA REAL
Percorrer de bicicleta uma das mais importantes rotas da história do nosso país é um verdadeiro sonho. E o fator mais importante dessa aventura está na maneira de esboçar o percorrer todo o percurso. Quem faz a Estrada Real descobre a sua diversidade e exuberância cultural, desde as suas histórias coloniais aos paisagismos, os percursos trilhados, além das cidades que são escolhidas a dedo para explorar e vivenciar. No caminho dos Diamantes, conhecemos o Fernando Real na cidade de Bom Jesus do Amparo, que é o destaque no cenário turístico local pela receptividade e informações que ali guardava em seu Livro: “Viajantes da Estrada Real”, e com certeza dará origem a um patrimônio de muitas histórias e personalidades. Equipe Aventureiros do Sertão fica muito feliz em fazer parte desta história, parabéns!
 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por