Crescentes acidentes de ciclistas

Aventureiros do Sertão / 14/08/2020 - 00h07

Está cada vez mais comum ver pessoas pedalando nas ruas. A bicicleta tem se firmado como um transporte prático e econômico, seja para o lazer ou trabalho. No entanto, têm sido crescentes os números de acidentes na região. Segundo dados de um levantamento feito pelo 7°BBM de Montes Claros, este ano o número subiu 40% em relação ao ano passado. Evidentemente, nossa região não possui uma boa estrutura para aqueles que se locomovem de bicicleta. Além disso, a imprudência é o principal fator dos riscos. O movimento Giromoc, formado por ciclistas da cidade, tem feito trabalhos intensos de conscientização com foco em alertar a população sobre a importância da educação, respeito e sintonia entre ciclistas, pedestres e motoristas no trânsito, além de gerar o bem-estar e saúde. É necessário entender que a bicicleta é um veículo sem motor e deve seguir as normas de trânsito para prevenir acidentes, assim como os veículos motorizados. Devemos sempre ter o princípio do respeito, da gentileza e, sobretudo, da atenção. Cuidem-se! 

O que é comer bem?
Existem muitas ideias sobre alimentação saudável, dentre elas: alimentar várias vezes ao dia – são cinco a seis refeições por dia. Optem por alimentos orgânicos e naturais. Beba água, hidrate-se muito bem. A hidratação melhora a digestão e elimina toxinas. Salgadinhos vegetais continuam sendo salgadinhos, evitem. Nozes em grande quantidade contêm um alto grau de calorias. O sal é maravilhoso e único, mas tenha cuidado com ele. A OMS recomenda que adultos consumam menos de 5 gramas por dia. Legumes são melhores crus: assim são preservadas substâncias importantes desses alimentos. Consumam frutas coloridas diariamente; opte por cereais como aveia, pão integral e arroz integral, evitem a farinha branca. Limitem carnes vermelhas, evitem carnes processadas e deem prioridade a peixes e aves. Alimentação saudável exige um pouco de esforço e preparação, mas corrigir alguns hábitos alimentares e adotar outros mais saudáveis vale muito a pena. Você vai sentir rapidamente os bons efeitos no seu organismo e mente. E suas atividades físicas vão render muito mais.

Cicloviagem de maluco
O gaúcho de Porto Alegre Leandro Martins é mais um apaixonado pelo cicloturismo. Após um bom tempo vivendo na Holanda, o país das bicicletas, em 2013 ele partiu em uma viagem de um ano pelo mundo. Foram 14.000 km pedalados por 18 países. Durante esta viagem, ele sempre experimentou a gentileza de estranhos, uma vasta rede de apoio sempre presente, e teve a oportunidade de conhecer e expandir sua paixão por diferentes culturas. Essa aventura chegou ao fim na China, onde Leandro trocou a estrada pela sala de aula. Desde então, ensina inglês para crianças em Xangai. Durante essa aventura de orçamento quase zero, Leandro nunca pagou por acomodação. Na maior parte do tempo usou a barraca como seu próprio hotel, dormindo em igrejas, templos, escolas, delegacias de polícia, postos de gasolina ou nas casas de generosos habitantes locais, que sempre estavam lá para ajudar e oferecer sua gentileza. Entre as fantásticas pessoas que Leandro conheceu ao longo deste um ano na estrada, um encontro se tornou um dos mais memoráveis de sua vida: o com o Papa Francisco, no Vaticano. Durante cerca de uma hora, eles contaram histórias, falaram de suas famílias, de futebol e Leandro mostrou a ele sua bicicleta. “Eu disse: esta é minha casa, minha cama e minha cozinha”. Como todos os demais que Leandro veio a conhecer durante a viagem, o Papa foi convidado a deixar uma mensagem em sua bandeira brasileira, onde escreveu: “Que Dios te acompañe, Francisco – 18-7-13”.

Bike Fit é na Rehab Fit
As informações sobre como regular corretamente a bicicleta é algo que buscamos até mesmo antes de comprar uma bike e começar a pedalar. É nesta hora que geralmente ouvimos falar pela primeira vez em procedimento Bike Fit. Mas se você já tem uma bike possivelmente quer saber como aproveitar o melhor da sua regulagem. Bike fit, sintetizadamente, é o processo que determina e firma a posição ideal do ciclista em cima da bicicleta. Seu principal propósito é manter aqueles segmentos corporais envolvidos na atividade e sobrecarregados, dentro dos limites de normalidade e de segurança através de ajustes ajudando a prevenir lesões, eliminando desconfortos e aumentando o desempenho e maximizando a eficiência da pedalada. Aproveitem o sorteio na Rehab Fit pelo Instagram @rehab.fit_liviagusmao - com o professor e fisioterapeuta dr. Túlio. Mais informações pelo tel (38) 4141-2009. Participem! 

 

 

Publicidade
Publicidade
Comentários