Assim nasceu a AcicloMOC

Aventureiros do Sertão / 28/08/2020 - 00h03

Há tempos Montes Claros assiste ao crescimento da atividade de ciclismo, principalmente como lazer. Esse município de gente acolhedora é um local abençoado para o praticante de MTB, com a possibilidade de acesso a um número enorme de trajetos, com variadas distâncias e graus de dificuldades. Quem prefere o asfalto e a velocidade das road bikes também encontra essa possibilidade, mesmo com a limitação de uma estrutura viária preparada de fato para acolher essa modalidade. A cidade tem uma topografia que permite o deslocamento com o uso das bicicletas dentro da área urbana. Praticamente nos limites da área urbana de Montes Claros encontra-se o Parque Estadual da Lapa Grande (PELG) e é aí que a semente da AcicloMOC foi plantada. 

Em novembro de 2017 um grupo de ciclistas vislumbrou a possibilidade de estabelecer uma parceria com esta unidade de conservação ambiental de modo a protegê-la, estimular o contato dos amantes do ciclismo com a natureza e usufruir de trajetos incríveis, aprendendo muito sobre conservação e comportamento dentro de uma unidade de proteção ambiental. Nasceu assim o Projeto de Ciclismo no PELG. Uma caminhada, ou melhor, uma “pedalada” que só se tornou possível com a boa vontade da gerência vigente à época e dos mais de 300 ciclistas que apoiaram a ideia de melhorar a estrutura de ciclismo dentro do PELG. 

Porém tudo teria sido muito mais fácil e os resultados maiores se uma associação legalmente legitimada existisse. Ao mesmo tempo grupos de ciclistas se organizavam para promover eventos voltados para a melhoria e divulgação do ciclismo seguro em Montes Claros, dentre estes a turma do Giromoc e o Moc+Bike fizeram contato com os mentores do Projeto de Ciclismo no PELG em agosto de 2018 para unir forças em benefício de todos que usam a bicicleta em Montes Claros. Eis que a semente brotou!!!
Em 2020, com o ciclismo crescendo muito, o Giromoc atuava dentro de suas limitações, assumindo campanhas e ações que seriam pertinentes a uma associação, mas devido à falta de um organismo legalmente constituído a dificuldade em realizar estas ações era evidente. Apenas a boa vontade dos envolvidos não seria suficiente para alcançar os resultados pretendidos.

A semente que havia brotado precisava ser adubada e criar raízes fortes. No final de junho de 2020 foi dada a pedalada que faltava para embalar a associação. As principais lideranças engajadas começaram a discutir seriamente a fundação de uma associação de fato e de direito. No início no julho de 2020 foi feito um convite aberto a vários ou possivelmente a todos os grupos WhatsApp relacionados com o ciclismo em Montes Claros, para que seus representantes participassem ativamente da formação da associação. Aqueles que se dispuseram começaram o trabalho com a primeira reunião acontecendo em 30 de julho e após quase 60 dias de trabalho muito intenso, organizado e focado chegamos a 20 de agosto de 2020, data da fundação oficial da AcicloMOC, cuja assembleia foi realizada de forma virtual por questões relacionadas a decretos inerentes a pandemia do Covid-19, ou seja, nem a tal pandemia foi suficiente para diminuir a vontade daqueles que queriam o melhor para o ciclismo em Montes Claros.

É hora de continuar regando e adubando essa plantinha que com toda certeza será uma árvore frondosa, acolhedora e produzirá muito frutos a nossa amada cidade.

Sérgio Costa de Oliveira Presidente da AcicloMOC (2020 – 2023) 
 

Corridas virtuais
Nova tendência mundial chegou ao Brasil: imagine você se inscrever para uma prova, receber o kit em casa, no maior conforto. E fazer a prova no dia que você achar mais confortável. Você pode combinar de fazê-la com os amigos que estão perto de você, como num treinão. Ou pode combinar com os amigos de longe, e cada um se inscreve e corre no dia e hora que for mais conveniente. 

Cada um tentando fazer seu melhor tempo, percurso mais desafiador, dá pra inventar muito! No fim, todos ganham medalha, que vem pelo Correio. Legal né, esta é a nova modalidade de corrida nesses tempos de pandemia. Acessem o link www.yescom.com e escolha a sua corrida!

Seguro para bicicletas
Corretora montes-clarense inova com produto exclusivo aos ciclistas. A partir de agora, os ciclistas poderão pedalar em qualquer lugar com a nova solução de Seguro Bike, ofertado pela Vieira&Brant em parceria com as maiores seguradoras do País. O seguro garante coberturas exclusivas para danos acidentais, roubos e furtos, responsabilidade civil danos a terceiros, transporte, cobertura internacional e muitas outras e para as mulheres garante Assistência Residencial gratuita. Solicite seu orçamento pelos telefones (38) 3221-9394 - (38) 99823-0555 / Rua Gonçalves Figueira, 301 Centro – Montes Claros/MG .

Publicidade
Publicidade
Comentários