Um poeta fecha uma biblioteca

Marcelo Paculdino - Professor e jornalista
01/08/2019 às 05:33.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:48

Quarentão (fez aniversário em maio último), o Centro Cultural de Montes Claros, ou Casa de Hermes de Paula, recebe, a partir dessa primeira quinta-feira de agosto (1), praticamente nas vésperas das tradicionais Festas de Agosto, o “melhor presente”: a biblioteca pública Antônio Teixeira de Carvalho não funcionará mais no período noturno.

O comunicado foi afixado na entrada do edifício construído na segunda gestão do prefeito Antônio Lafetá Rebello (1977-1982) e que deveria ser base de apoio para a educação de uma cidade que tinha não mais do que 200 mil habitantes. Hoje, e com o dobro dessa população, a orientação sobre o funcionamento da biblioteca é outra.

O atual diretor do espaço, o poeta e um dos fundadores do maior movimento de poesia livre de Minas Gerais – Psiu, Poético! –, Aroldo Pereira, foi o arauto da notícia, portador de uma das maiores contradições das letras em todo o mundo: um poeta fechando uma biblioteca!

Vivemos tempos sombrios mesmo, já que assistimos partir de todos os lados ataques à razão, à inteligência, à ciência, à história, à literatura, sob os olhares coniventes daquelas instituições que deveriam lutar para preservá-las – as casas de cultura e ciências e institutos.

Entretanto, e segundo informações colhidas no local, os usuários estariam se mobilizando, tendo já em mãos um abaixo-assinado com mais de 200 assinaturas, mas com a pretensão de atingir milhares. Eu mesmo vou assinar!

A alegação da Prefeitura de Montes Claros para fechar o local, através do secretário de Cultura, João Rodrigues, é contraditória. Ao mesmo tempo em que afirma a provisoriedade da medida, alega que o encerramento das atividades da biblioteca pública no período noturno é para contenção de despesas.

De onde essa gente da cultura, da Secretaria de Cultura, tirou uma coisa dessas? Está claro que o encerramento das atividades da biblioteca no período noturno será definitivo. Segundo informações colhidas, o espaço foi avaliado como ineficiente para funcionar à noite exatamente a partir de dados coletados no mês de julho – mês de férias – e, portanto, atípico para uma amostragem mais séria. Isso só pode ser uma brincadeira!

A biblioteca pública dispõe de uma internet eficiente e de sossego adequado para a prática da leitura e do estudo mais aprofundado, servindo toda a cidade.

Só para se ter uma ideia, a parte do dia menos frequentada é exatamente pela manhã, sendo que a tarde recebe jovens e adultos que não trabalham e só estudam, enquanto a noite abriga trabalhadores exaustos e estudantes à procura de livros e informações na internet, seja para realizar um concurso público, seja para simplesmente adquirir cultura, aliás, fundamento este objetivo primeiro e último do Centro Cultural Hermes de Paula.

Lamentável!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por