Tratamentos estéticos aliados à gestação

Ângela Barbosa de Souza*
09/05/2019 às 07:31.
Atualizado em 05/09/2021 às 18:34

A gravidez, seja ela programada ou não, é marcada por profundas mudanças fisiológicas, emocionais e psicológicas que alteram a relação da mulher com o seu corpo. Dentre as alterações fisiológicas, podemos destacar as que ocorrem em função de modificações hormonais como o estrogênio e a progesterona (têm função de preparar o corpo para o desenvolvimento do bebê) e a prolactina (estimula a produção de leite e outros), que se elevam durante o período gestacional, afetando completamente o funcionamento do organismo. Algumas mudanças já se iniciam nas primeiras semanas de gestação e continuam até o término da mesma.

Além das alterações hormonais, temos as modificações do sistema circulatório, com aumento do volume sanguíneo que, por volta da 30ª semana, eleva em 40% a 50%, o qual é necessário para que o corpo da gestante forneça quantidade adequada de sangue ao bebê em formação, para o útero em alargamento e a placenta em crescimento. Alterações de pressão arterial, respiratórias e metabólicas também estão associadas ao período gestacional. Essas modificações são as principais responsáveis pelo surgimento das disfunções estéticas como edema, estrias, melasma (as famosas manchas na pele) no corpo feminino durante a gravidez, as quais podem ser suavizadas através de tratamentos estéticos.

A maioria das gestantes sofre com os edemas, sendo esses influenciados pelos hormônios estrogênio e progesterona. No terceiro trimestre de gravidez, há maior acúmulo de líquidos corporais, que podem resultar em edemas nos membros inferiores, como tornozelos e, principalmente, os pés. O edema é o inchaço tão comum em diversas mulheres que ocorrem geralmente nos membros inferiores.  

Nesses casos, é indicada a drenagem linfática, pois ela capacita o processamento da linfa no interior dos gânglios linfáticos, facilitando a eliminação de líquidos e reduzindo edemas.

Destacamos também as massagens relaxantes para gestantes. Quando a técnica é executada de forma cuidadosa com o objetivo de aliviar o estresse e a tensão, promove, consequentemente, o relaxamento, alívio da dor e controle de edemas.

Os cuidados estéticos vêm como aliados para as gestantes, melhorando a qualidade de vida e proporcionando maior bem-estar físico, emocional e psicológico. Antes de realizar qualquer procedimento estético, a gestante deve buscar orientações sobre os cuidados a serem realizados, para maior segurança da futura mamãe e do bebê.  

*Professor do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Funorte de Janaúba Biomédica, especialista em microbiologia aplicada à ciências da saúde
 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por