Toxina botulínica na área da saúde

Monalisy Rodrigues - Médica e especialista em dermatologia
Hoje em Dia - Belo Horizonte
03/08/2018 às 07:09.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:44

O uso da toxina botulínica é o segundo tratamento estético não cirúrgico com maior procura no Brasil – de acordo com dados divulgados pelo censo 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A aplicação do Botox, com o é mais conhecida a toxina, atua como um forte agente neuroparalisante e interrompe a ação entre o nervo motor e o músculo, acabando por neutralizar a força da musculatura.

Atualmente, o Botox é aplicado tanto no tratamento de doenças oftalmológicas, como no controle de problemas neurológicos, odontológicos, fisiátricos, ortopédicos e urológicos.

No entanto, os benefícios dermatológicos da aplicação da toxina vêm crescendo muito nos últimos anos e agora é possível fazer uso da substância durante o tratamento da rosácea, acne, cicatrizes e a hiperidrose.

A rosácea é uma doença inflamatória crônica, que possui entre seus tratamentos o uso do Botox, pois a substância atua como um recurso anti-inflamatório e regulador do fluxo sanguíneo nos pequenos vasos localizados na área afetada, levando a melhora do aspecto avermelhado, bastante frequente em pacientes portadores do problema.

No tratamento da acne, a substância contribui para a diminuição da inflamação e reduz a oleosidade da pele. A ação do Botox nos nervos impede a proliferação exacerbada de microrganismos na pele e altera o funcionamento das glândulas sebáceas, causando a redução das secreções no rosto.

Quanto à melhora de cicatrizes na pele, a toxina pode ser aplicada antes da realização de um procedimento cirúrgico, pois ajuda a reduzir a tensão local e auxilia na cicatrização da pele suturada, como também na recuperação de cicatrizes avermelhadas. Sem a movimentação ocasionada pela contração muscular, a cicatriz não se alonga, e isso impede a formação de bordas grandes e duras ao redor da lesão.

No caso de cicatrizes já formadas e de tom avermelhado, a toxina reduz a formação de vasos sanguíneos, pois os mesmos estimulam o aumento destas marcas. A aplicação do Botox em cicatrizes tem um índice de eficiência de 60% a 70%, durando cerca de seis a sete meses.

A hiperidrose é caracterizada pela transpiração excessiva em áreas específicas do corpo, como as mãos, pés, axilas, face e couro cabeludo. O distúrbio pode ser tratado de várias maneiras e dentre elas, pela aplicação da toxina botulínica. Ao ser aplicada no local afetado pelo problema, a substância bloqueia a liberação do suor pelas glândulas sudoríparas na área, sem aumentar a transpiração em outros lugares do corpo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por