Todos nós merecemos fazer Pilates

Mara Narciso - Médica e jornalista
O Norte - Montes Claros
11/09/2018 às 05:43.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:23

Pilates é uma modalidade de exercícios com molas, criada pelo enfermeiro alemão de origem grega Joseph Hubertus Pilates (1883 – 1967), que se radicou nos Estados Unidos e criou seu primeiro estúdio de condicionamento físico em 1929.

Antes que suspeitem que eu ganho desconto para divulgar os benefícios extremos trazidos pela prática de Pilates, adianto que levo vantagens sim, consequências por me exercitar, referentes à saúde muscular, óssea e articular. Sem contar os benefícios mentais e estéticos, que são efeitos secundários.

Depois de 28 meses de prática, ainda me acontecem avanços a cada dia. Os exercícios agem na flexibilidade corporal, na recuperação do equilibro, no aumento da resistência, na ampliação do movimento, em um maior controle mental e físico. Ocorre boa adequação de reflexos e melhora da coordenação motora, da postura torácica e abdominal, além de maior força, combatendo perdas musculares e ósseas. A massa magra se amplia, delineando os músculos, que ficam tonificados. O Pilates exercita o corpo em um movimento mais fluido, mais lento e controlado, exigindo esforço e domínio da respiração, com concentração e integração.

A teoria afirma que após 20 aulas é possível sentir diferenças e com 30 aulas os demais notam a melhora física. A palavra impossibilidade vai ficando para trás, surgindo no praticante aptidão e confiança.

Fiz uma matéria jornalística para uma revista em 2010. Era sobre exercício físico na maturidade e uma das vedetes era o Pilates. Entrevistei professores e alunos que confirmaram as transformações. Mas, se engana quem pensa, e este é um equívoco recorrente, que Pilates sejam exercícios de alongamentos para idosos, específicos para recuperações de sequelas e fortalecimento. Também é isso, mas vão além.

Os exercícios são contínuos, praticados sem intervalos. A consciência corporal favorece melhores resultados, assim, durante a execução, é preciso estar com a musculatura do corpo ativada, contraindo o abdômen, períneo e glúteos. Não existe aula leve de Pilates e, se está fácil, a realização poderá estar inadequada.

Caso queira recuperar sua boa postura, melhor começar logo a praticar. E não parar mais, pois o começo é algo mais fácil do que o recomeço. A melhora da tendência à corcunda e redução da estatura, reclamações frequentes entre as pessoas maduras, é possível, pois há séries inteiras para o fortalecimento dos músculos das costas. Outro benefício é a respiração, com o aprendizado de inspirações cadenciadas e profundas, jogando os ombros para trás e para baixo, fechando as costelas, com alongamento da coluna para cima, o que reestrutura o espaço das vértebras.

Como em todo tipo de ginástica, a disciplina e a aderência com prática bem feita, sem faltas, favorecerão os avanços. Numa execução, quando o organismo parece ter chegado ao seu limite, ainda poderá render 30%. A cada exercício, o executor ultrapassa essa barreira e o corpo adapta-se a uma nova ordem. Focar no resultado e não na dificuldade é o melhor estímulo para persistir, além de ter um bom professor, que, no meu caso, é referência na cidade há mais de dez anos: Fernando Pinheiro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por