São João aumenta risco de queimaduras

Pedro Nery Bersan
26/07/2019 às 06:55.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:42

A chegada do inverno e as tradicionais festas juninas aumentam a quantidade de acidentes envolvendo fogueiras e fogos de artifícios. A divertida temporada também demanda alguns cuidados, especialmente com crianças, afinal, se trata de um período em que crescem as chances de acidentes com queimaduras. O problema é a 4ª maior causa de morte entre os pequenos, podendo ser leve ou gravíssimo e com risco de morte. A cirurgia reparadora representa um papel fundamental no tratamento de queimados.

O cirurgião plástico faz desde pequenos curativos até tratamentos mais complexos, como enxertos de pele e retalhos. Os dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), entre 2009 e 2017, apontam aproximadamente 5 mil internações decorrentes do manuseio incorreto de fogos de artifício, sendo a maioria das vítimas, crianças. Os festejos de São João representam perigo para quem descuidar da segurança.

As queimaduras são classificadas em três graus, sendo que o primeiro é o mais leve, como uma queimadura de sol, tendo uma recuperação rápida e, quase sempre, sem sequelas. O segundo grau é caracterizado por ser mais profundo, deixando bolhas, marcas, cicatrizes e limitação de movimento e, o de terceiro grau é mais grave e compromete toda a espessura da pele, exigindo operação e deixa marcas mais aparentes.

Algumas queimaduras requerem intervenção cirúrgica para substituir ou melhorar a pele, especialmente as queimaduras de segundo e terceiro graus. As intervenções acontecem para evitar ou corrigir alterações estéticas ou funcionais da região acometida. As áreas de dobras no corpo, como pescoço, cotovelos e axilas podem sofrer retrações comprometedoras do movimento. A cirurgia devolve a comodidade e a função, melhorando a aparência.

O Ministério da Saúde recomenda evitar fogueiras e, quando necessário, procurar lugares limpos, sem vegetação ou plantas no momento da armação. Deve-se evitar também locais próximos a copas de árvores ou fios elétricos, uso de líquidos inflamáveis para controlar a altura da fogueira.

As queimaduras são bastante dolorosas e, no caso de acidentes, a recomendação é deixar o ferimento em água corrente para limpar a área, protegendo com um pano limpo e seguir para atendimento no serviço de saúde mais próximo. A pessoa deve evitar curativos e utilizar remédios ou qualquer outro produto para amenizar a dor sem recomendação médica.

O mercado tem vários profissionais e especialidades, contudo, o cirurgião plástico é o médico indicado para execução dos devidos procedimentos. O especialista qualificado em cirurgia plástica passa dois anos de especialização em cirurgia geral e depois, mais três anos em cirurgia plástica. Certamente, é o profissional mais preparado para a função. O site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apresenta uma lista com cirurgiões plásticos credenciados e aptos para esse processo.

*Cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por