Notícias de lá e de cá

Leila Silveira/Délcio Fortes
29/06/2019 às 07:38.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:19

Notícias de lá: Universidades e centros de pesquisas da Alemanha terão mais dinheiro a partir de 2021, anunciou a ministra alemã da Educação, Anja Karliczek, afirmando que o governo federal e os estados investirão 160 bilhões de euros no ensino superior e na pesquisa científica entre 2021 e 2030. Em média, esse valor representa 2 bilhões de euros a mais por ano, na comparação com 2019. “Estamos garantindo a prosperidade de nosso país”, diz a ministra.

Notícias de cá: O ministro da Educação, Abraham Weintraub, explicou as diretrizes e prioridades da pasta. Em audiência na Comissão de Educação do Senado, o chefe da pasta chamou de “desastre” e “tragédia” o Fies (programa de financiamento estudantil criado no governo Fernando Henrique Cardoso e ampliado na gestão Luiz Inácio Lula da Silva) anunciando cortes (que chama de contingenciamento) nas universidades públicas.

Notícias de lá: Nos EUA, jovens fazem passeata contra desarmamento. Na Palestina, mulheres judias e muçulmanas fazem passeata pela paz.

Notícias de cá: Crianças e adolescentes não precisarão mais de autorização judicial para praticar tiro esportivo. A mudança está prevista no decreto do presidente Jair Bolsonaro, que alterou as regras de porte e uso de armas de fogo no país. De acordo com o ato, menores de 18 anos de idade poderão atirar em clubes voltados para a prática apenas com a autorização de um de seus responsáveis legais. Antes disso, o tiro desportivo para esse público só era permitido com aval de um juiz.

Notícias de lá: Na Suécia, os deputados não têm assessores, dormem em quitinetes, pagam pelo cafezinho, não possuem benefícios extras de qualquer espécie, muito menos imunidade parlamentar.

Notícias de cá: No Brasil são oferecidas verbas para fretamento de aeronaves; aluguel e demais despesas de escritório político na base eleitoral; alimentação do parlamentar; contratação de secretária e entre 25 e 50 assessores particulares; ressarcimento de gastos com médicos; auxílio-creche pago por cada filho até os 6 anos de idade; auxílio-mudança para se transferir para a capital; fundos para contratação de consultorias; assinatura de publicações e serviços de TV; além de verba para divulgação de mandato.

Acho que essa pequena amostragem do noticiário já é suficiente para percebermos a grande diferença entre a realidade lá fora e o que “rola” aqui dentro. Se fôssemos catalogar todas as contradições que caracterizam nossa conjuntura com a que é praticada no exterior, nos países de primeiro mundo, este espaço seria muito pequeno e teríamos que dedicar uma edição especial de “O NORTE” só para destacar parte do descalabro que essas comparações revelam.

Para um observador desavisado parece que nós é que somos os ricos, nós é que somos desenvolvidos, nós é que estamos podendo gastar à vontade, nós é que possuímos um padrão de vida invejável.

Para onde estamos indo? Que rumo estamos tomando? Onde queremos chegar? Que tipo de sociedade estamos construindo? Será que somos nós os certos e sabichões e os outros idiotas e atrasados? Será que todo o mundo desenvolvido está errado e só nós estamos na trajetória correta?

A resposta parece estar nos versos do poeta indignado que não cansa de se perguntar com sua eterna rouca voz: “Que País é esse?” Cuide bem de você!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por