Nada é casual

Leila Silveira/Délcio Fortes
06/07/2019 às 06:10.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:25

Essa é a melhor opção de se posicionar em termos daquilo que seja indesejado e/ou que prova algo de melhor em sua vida. Gosto de usar os pronomes no singular por várias razões, já que sou eu, é você, é ela, é gente fazendo sua parte (positiva ou negativa) do resultado final de toda esta energia, que mantém esta incrível trajetória humana que ocorre no nosso planeta Terra.

Justamente para começar a saber lidar com este paradigma que é o maior e mais danoso que lhe pode abater, dotar você de um enganoso e falso instrumento... Primeiro ele localiza o “culpado”, que receberá penas leves ou mais pesadas conforme o tamanho do delito, deixando sua consciência “tranquila e favorável”.

Esta também é a melhor solução de quem sofre com insônia, tristeza e depressão, ou acaba optando por um perfil autoritário, autocrático, malvado e descompromissado.

Qual seria a solução para um diretor/gerente omisso e injusto?

Será por incompetência, rigidez, por não querer se responsabilizar quando algo vai mal ou porque simplesmente não suporta pressão e muito menos macular o precioso trabalho com o chefe dele?

Será por ser inseguro e muito dependente dos chamados “homens de sua confiança”, que, a exemplo dele, também querem encontrar um culpado e ficarem serenos e obedientes à postura do chefe imediato?

Na verdade, o único e principal responsável de tudo o que acontece na organização é do seu principal executivo, que repito: não pode cair nessa armadilha, ou seja, querer agradar o superior ou maquiar o problema de uma forma que a sua responsabilidade não venha à tona. Também aprendemos que os operadores não gostam de chefias apenas políticas, já que, caso haja algum mal feito, a responsabilidade vai cair sobre o elo mais fraco, ou seja, os trabalhadores, que apenas fizeram o seu trabalho normalmente. Também somos daqueles que acreditam no retorno material, mental e espiritual que prega que o retorno “do reverso da medalha” como um bumerangue que, de alguma forma, virá cobrá-lo, mais dia ou menos dia, diante de uma plateia que se sentiu injustiçada, vez por outra.

Estamos falando simplesmente que uma das quatro leis naturais, que está o tempo todo te avaliando, te protegendo, te aplaudindo ou está completamente desinteressada por você. No fundo, o que mais está em jogo é o seu autoconhecimento, que significa se você está se percebendo entre o sentir e o agir. No fundo, poucos de nós estão ou estiveram com essa disposição de conhecer-se de perto e com profundidade, e muitos preferem continuar namorando só o seu umbigo. Essas pessoas têm apanhado muito da vida e, caso não mudem, o sofrimento continuará a lhe trazer dor de cabeça!

Sintetizando o assunto, quero apenas declarar que o processo descrito não tem nada a ver com religião; ao contrário, trata-se de uma das leis que comandam este nosso universo, e não há nada melhor a fazer do que compreendê-la e assim passar a identificá-la em cada batalha, em cada dificuldade, em cada desafio que nos apresentar vida afora.

Cuide bem de você!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por