Drenagem linfática em puérperas

Dayse Cristina Salvino Pereira* - Viviane Santos Dias Nogueira**
01/05/2019 às 06:23.
Atualizado em 05/09/2021 às 18:27

A gravidez é uma fase muito importante na vida da mulher. E é neste momento que há diversas alterações corporais fisiológicas que fazem parte do processo de criação de uma vida e que propiciam o desenvolvimento adequado do bebê.

Essas transformações no corpo da mulher são de ordem física e psicológica, a saber: o crescimento das mamas, o aumento do volume uterino (aumento da região abdominal), inchaço dos pés, alterações hormonais e metabólicas, variações de humor e alterações psicológicas, dentre outras.

Além das mudanças físicas, existem diversas outras alterações que ocorrem no corpo da futura mamãe, como alterações hormonais, alterações psicológicas e alterações metabólicas.

Mas as mulheres podem se beneficiar de diversos tratamentos estéticos durante e após a gestação. Dentre eles, se destaca a drenagem linfática que, durante a gestação, só é recomendada após o primeiro trimestre pelo risco de aborto ou sangramento.

Depois desse período, são inúmeros os benefícios que se pode obter com a prática: estimula a circulação venosa e linfática, reduz a retenção de líquido, melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos, dentre outros.

Já nas puérperas – até 45 dias após o parto –, o tratamento faz com que as mamães de primeira viagem ou não voltem ao corpo anteriormente à gravidez com maior facilidade, ajudando a reduzir a retenção de líquidos, melhorando todo o sistema circulatório sanguíneo e linfático.

Se associada a bons hábitos alimentares e atividade física frequente, a técnica pode trazer resultados satisfatórios, pois além de ajudar na redução de líquidos, elimina toxinas e resíduos metabólicos das células, aumenta a autoestima, estimula a produção de leite, deixando os seios menos sensíveis e prontos para a amamentação.

É importante ressaltar que a drenagem linfática em puérperas não é indicada para qualquer mulher. Existem contraindicações como trombose, hipertensão arterial descontrolada, insuficiência renal, dentre outros casos.

Dessa forma, a drenagem linfática é uma grande aliada para puérperas, ajudando a voltar à forma com maior rapidez. Informe-se com um profissional capacitado e usufrua dos benefícios dessa excelente técnica.
* Coordenadora do curso de Estética e Cosmética Funorte Janaúba
**Professora do Curso de Estética e Cosmética da Faculdade Funorte Janaúba
Fisioterapeutas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por