Dia Mundial do Veganismo

Débora Campos*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
01/11/2018 às 06:00.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:33

Em 1º de novembro comemora-se o Dia Mundial do Veganismo. A data representa o crescimento vigoroso do mercado gastronômico vegetariano e vegano. Segundo o Ibope, em pesquisa realizada neste ano, aproximadamente 15% dos brasileiros se declaram vegetarianos, cerca de 30 milhões de pessoas. De acordo com o estudo, 55% dos entrevistados consumiriam mais produtos veganos se houvesse uma melhor sinalização nas embalagens. E, caso esses alimentos tivessem preços similares ao de origem animal, 60% dos entrevistados dariam preferência aos produtos veganos na hora da compra. Nas capitais, esse percentual chegou a 65%.

Diante disso, precisamos de mais opções nas cidades para que se tornem mais inclusivas para vegetarianos e veganos, tanto habitantes locais quanto turistas. As pessoas exigem cada vez mais opções saudáveis para a dieta, como low carbs, sem glúten, com pouco açúcar, entre outras. E, já que o veganismo existe há muitos anos, por que então não incluí-lo no cardápio regular?

Eu, por exemplo, iniciei minha jornada pela alimentação saudável há 12 anos, quando adotei duas crianças de Santa Catarina, com alguns problemas de saúde, como forte desnutrição. Dessa forma, precisei fazer alterações na alimentação da família para tornar os filhos saudáveis. Todo esse processo serviu de inspiração para que eu mergulhasse de cabeça nas comidas saudáveis. E, com o objetivo de levar para um número cada vez maior de pessoas a importância de uma boa alimentação, criei há dois anos o blog Viverdequê?.

No espaço, divulgo receitas que crio, com o apoio de nutricionistas e cursos de culinária. Procuro pratos tradicionais e estudo a melhor forma de substituir alguns ingredientes, para torná-los mais saudáveis. É interessante ver como esse processo tem atraído as pessoas. Os números das plataformas em que o blog está presente são expressivos: mais de 45 mil inscritos no Youtube, 18 mil seguidores no Instagram e quase 70 mil curtidas no Facebook.

Nossa nova tentativa para BH ter um polo gastronômico de comida saudável, vegetariana e vegana, é a realização do VegExperience. O festival reune12 restaurantes tradicionais da capital, para oferecer uma experiência vegetariana e vegana, a preços promocionais. E o que é melhor: os pratos desenvolvidos vão entrar no cardápio regular dos estabelecimentos. Estamos desafiando os grandes chefes de BH a criarem pratos com esse tema e juntos oferecermos mais corredores gastronômicos, numa cidade inclusiva e diversificada.

Dados do Google Trends revelam que o crescimento no volume de buscas pelo tema veganismo tem aumentado de duas a três vezes a cada ano, em relação ao ano anterior (crescimento anual nas buscas entre 150% e 250%), o que representa o aumento do interesse do consumidor. Esse ritmo deve se manter estável ou crescer nos próximos anos. Outro relatório produzido pela gigante de investimentos norte-americana Wedbush apontou que alternativas de base vegetal, como leite de soja, leite de amêndoas e carnes vegetais, têm visto sua popularidade emergir ao longo dos últimos dez anos, com poucas chances de desacelerar. Portanto, os dados estão aí e, agora, só abraçarmos essa gama de possibilidade que a alimentação vegana nos proporciona, para alavancarmos ainda mais esse mercado.

*Autora do blog Viverdequê? ,publicitária e influencer de gastronomia

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por