Biblioteca do Autor Montes-clarense

Mara Narciso - Médica e jornalista
O Norte - Montes Claros
21/08/2018 às 07:07.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:01

Está inaugurada e funcionando a Biblioteca do Autor Montes-clarense Maria das Mercês Paixão Guedes. O nome homenageia a empresária, advogada e escritora que publicou os livros Magnificat e a Biografia de Lilia de Andrade Câmara e fazia parte da Academia Feminina de Letras de Montes Claros (AFL), a qual a biblioteca pertence. Felicidade Patrocínio, presidente da AFL, escultora e escritora, é multi-incentivadora cultural, especialmente da Literatura, e junto com a família Paixão Guedes criou a Biblioteca, um marco na identidade local. Anteriormente, fez o Clube de Leitura Ateliê Felicidade Patrocínio, o Escambo de Livros e o Livro Livre, que é a distribuição gratuita de exemplares, numa estante aberta, em frente ao seu ateliê. Um livro pode servir a várias pessoas e para isso tem de circular. Quem já leu o seu devolve e traz mais. A ordem é reusar, reaproveitar, reciclar, pois o planeta já ultrapassou o seu limite de ofertar insumos.

A família de Maria das Mercês preparou o local da Biblioteca, enquanto as sócias da Academia Feminina de Letras buscaram obras literárias, garimpando o mundo, ajudadas pela internet. O povo generoso de Montes Claros encontrou e doou um milhar de livros em tempo recorde. Entre eles há jóias para sacudir os apaixonados pela leitura e despertar interesse em quem esteja aberto às boas experiências.

Montes Claros produziu escritores para a Academia Brasileira de Letras: Cyro dos Anjos e Darcy Ribeiro; para a Academia Mineira de Letras: Arthur Lobo, Waldemar Versiani dos Anjos, João Vale Maurício e Manoel Hygino dos Santos. Cada um deles recebeu sua foto e seu nicho na estante. Além de centenas de outros nomes locais.

A família Paixão Guedes organizou a festa, comparecendo em peso à inauguração, sendo Ivan Guedes representado pelo seu filho Lynton Guedes, enquanto os outros três filhos Leonardo, Luciano e Leandro compareceram com esposas e filhos.

A Biblioteca do Autor Montes-clarense, que foi um sonho de um e agora é uma realização coletiva, está à disposição dos leitores e tem como função conhecer e fazer conhecer quem escreve em Montes Claros, estimulando a leitura, disseminando a cultura local e divulgando os conteúdos desses escritores. Tem muita História naquelas estantes. O agora Sacrário da Literatura Local para o mundo está situado à Rua Padre Augusto, 183, 4º andar, e funciona nos períodos das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, nos dias úteis. O espaço é agradável, bem decorado, um convite ao aprendizado e à reflexão. Raridades, preciosidades, objetos que estavam sumidos nas gavetas, agora estão ao alcance da mão e dos olhos, mas na verdade o livro atinge mesmo é o coração.

“Assim como uma nuvem só acontece se chover”, um livro só existe quando está sendo lido, invadido em seu íntimo, para alterar quem ousar atravessá-lo, e se isso não acontece, ele jaz numa estante. Ler é viajar no pensamento do outro, podendo ser prazer nos assuntos construtivos, dor nas tragédias humanas e choque nas barbaridades, pois o que alguém pensou e fez pode estar ali. A Biblioteca quer levá-lo para viver essas aventuras. Abra um livro e boa viagem!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por