A secretaria municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) intensificou os preparativos para a tradicional Colônia de férias popular, a ser realizada no período de 18 a 31 de julho, em 19 bairros e no distrito de Nova Esperança. A expectativa da Divisão de Recreação e Lazer e da Seção de Projetos Especiais é movimentar cerca de 6 mil crianças e adolescentes de 6 a 14 anos com diversas atividades. O objetivo principal é preencher o período de descanso escolar da garotada e despertar o talento que existe dentro de cada um. Para isso, a Sejel vai disponibilizar 20 coordenadores e 460 monitores, que vão nortear a programação nas comunidades selecionadas.
O planejamento e a montagem da estrutura estão sendo concluídos nos mínimos detalhes e com todos os cuidados que eventos destinados a crianças e adolescentes requerem. Para esta Colônia de Férias Popular, a Sejel conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Associação de Promoção e Ação Social (APAS), entre outras secretarias, que deverão disponibilizar parte da estrutura para dar sustentação ao projeto. Durante duas semanas, serão realizadas atividades esportivas, recreativas, culturais e artesanais.
Além de práticas esportivas, os garotos terão à disposição cama elástica, oficinas de pinturas, técnicas de pinturas de tatuagens, palestras educativas, festivais culturais, visita ao Exército, desfiles e concursos para a eleição da Garota e Garoto da Colônia de Férias, entre outras atividades. Para o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Antônio Eustáquio Gomes (Toninho da Cowan), e para o secretário-adjunto de Esporte e Lazer, professor Jaime Tolentino, a Colônia de Férias é muito importante no período de ociosidade dos estudantes, pois além de proporcionar-lhes momentos de alegria e descontração, serve para despertar habilidades, fortalecer a formação dos alunos e evitar riscos com envolvimento com atividades criminosas.
A Colônia de Férias Popular será desenvolvida nos seguintes bairros: Maracanã, Renascença, Major Prates, Independência, Vila Atlântida, Cidade Industrial, Esplanada, Vila Oliveira, São Geraldo II, Village do Lago, Santo Antônio, Jardim Primavera, Santos Reis, Vila Siom, Morada do Parque, Vila Anália, Cidade Cristo Rei, Santo Inácio e Antônio Pimenta, além do distrito de Nova Esperança. A expectativa é das melhores para o evento, que também contará com a participação dos pais, objetivando com isso reforçar a rede de integração entre as comunidades. (Fonte: Ascom)