Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
No fim de ano o trabalho de conscientização em estabelecimentos comerciais e junto ao consumidor é intensificado em Montes Claros. A afirmação é do coordenador da Vigilância Sanitária, Carque Soares.
Segundo ele nas fiscalizações do período são verificadas a origem, qualidade de produto e condições de armazenamento, sendo atestado ainda a cor e o cheiro dos alimentos.
O coordenador revela ainda que a vigilância realizou durante o ano, reuniões com proprietários de supermercados no sentido de orientá-los quanto aos cuidados com os alimentos, observa ainda que mais de 60 palestras foram realizadas em escolas e faculdades.
- É bom salientar que o perfil epidemiológico e sanitário melhorou nos últimos 15 anos, como por exemplo, as condições de armazenamento. A população descobriu que prevenir doenças é melhor do que remediá-las – ressalta Cardeque.
A Vigilância Sanitária recebe em média de 10 a 15 reclamações por dia, relacionadas à saúde e os produtos na área de alimentos.
ORIENTAÇÕES
Cardeque Soares, salienta que a secretaria de Saúde do município está implantando um trabalho na área de higiene dos alimentos e dos estabelecimentos comerciais do setor ramo, com os seguintes objetivos: orientar quanto aos princípios básicos de higiene, o empregador e o consumidor, estimular o comerciante para que assuma a responsabilidade da Vigilância Sanitária do seu estabelecimento, como um todo, a fim de resguardar a saúde da população.
Ele revela ainda que a Vigilância orienta o comerciante e ao empregado sobre as normas desta entidade para que o estabelecimento não incorra nas infrações previstas na lei 13. 317/ 99. Cardeque Soares, ressalta que o consumidor é incentivado a ser mais exigente na hora de comprar, verificando tanto o aspecto nutritivo quanto as condições higiênico-sanitárias do alimento e do local, tendo em vista, que o consumidor ao querer economizar adquirindo alimento mais barato, sem olhar estas qualidades de higiene pode correr o risco de gastar muito mais com remédios.
A Vigilância Sanitária está localizada à Praça Raul Soares, fones-(38) 3229-3300, 3229-1566, 3229-1568.
