Samuel Nunes
Repórter
Vigias da prefeitura de Montes Claros reivindicam melhores condições de trabalho e reajuste salarial. Luiz Carlos Fernandes de Oliveira, presidente da Associação dos vigias, revela que a categoria cobra da administração principalmente aumento salarial.
Afirma ser fundamental que esses profissionais tenham aparelhamento considerado básico para o de função como, por exemplo, a disponibilização por parte do município de crachás e uniformes.
Frisa ainda que a categoria almeja um reconhecimento e um piso salarial diferenciado do mínimo. Luiz Carlos afirma ainda que outras reivindicações dizem respeito ao plano de carreira que foi retirado desde a época do ex- prefeito Jairo Ataíde, e atenção maior por parte da administração para com a classe.
O vigia Admilson Muniz da Silva afirma que a administração municipal concedeu aumento para algumas categorias e não contemplou quem cuida e zela pelo patrimônio do município. Salienta ser primordial que o município dê condições em termos salariais à estes profissionais mas, também organize o recrutamento da categoria e disponibilize cursos de qualificação e aperfeiçoamento para os vigias da prefeitura de Montes Claros.
- É relevante salientar que na prática os vigias desempenham praticamente a mesma função dos guardas municipais. Sendo assim, temos portanto, os mesmos direitos pelo menos em termos salariais dos guardas municipais. A responsabilidade, digo que é a mesma, afirma.
Admilson Muniz da Silva reitera a importância do município disponibilizar crachás e uniformes para a categoria, uma vez que em determinadas circunstâncias não a como diferenciar um vigia da prefeitura de um outro cidadão que está por exemplo, em um posto de saúde a espera de atendimento.
- A categoria espera que as reivindicações possam ser atendidas pelo prefeito, queremos que os nossos direitos sejam a nós outorgados dando assim mais tranquilidade para quem cuida do patrimônio público do município, conclui Admilson Muniz da Silva.