Samuel Nunes
Repórter
Um grupo de aproximadamente 20 pessoas da igreja Adventista do 7º dia, dentro de um projeto denominado Vida por Vidas, realizado anualmente no período que antecede a semana santa, decidiu contribuir doando sangue para o Hemominas.
(SAMUEL NUNES)
Mônica Patrícia Pereira Silva, uma das organizadoras do projeto na igreja, que fica no Bairro Santa Rita II, afirma ser imprescindível que mais pessoas em todos os segmentos da sociedade tenham consciência da relevância de ajudar a salvar vidas por meio da doação de sangue.
Segundo a organizadora, o objetivo é que o número de doadores aumente para 100, a fim de ajudar ainda mais o banco de sangue do Hemominas.
O doador Karley Marcio disse que é importante dedicar um tempo para contribuir com o semellhante, e a doação de sangue é uma ótima oportunidade de demonstrar amor ao próximo.
- Fiquei sem doar sangue algum tempo, mas agora, com este projeto da igreja Adventista da qual faço parte, estou voltando a ser doador - diz.
O pastor José Henrique Pereira afirma que o projeto social Vida por Vidas demonstra a preocupação da igreja Adventista do 7º dia com o aspecto social. Disse ainda que a igreja realiza em todo o mundo importante trabalho por meio da Adra - Agência de desenvolvimento e recursos assistenciais. Segundo o pastor, o projeto Vida por Vidas está presente em toda a America do Sul.
A chefe do setor de captação do Hemominas, Rosana Silva, enalteceu a iniciativa do projeto Vida por Vidas e disse que o banco de sangue do Hemominas é responsável por atender cerca de 35 cidades do Norte de Minas e mais os hospitais Santa Casa, Aroldo Tourinho e Fundação Dilson de Quadros Godinho, daí a importância da colaboração de todos os segmentos da sociedade na doação de sangue.
O que o candidato a doação precisa:
Ter e estar com boa saúde e idade entre 18 e 64 anos;
Pesar acima de 50 quilos e dormir bem na noite anterior à doação (6 horas no mínimo);
Ficar pelo menos 12 horas antes da doação sem ingerir bebida alcoólica;
Apresentar documento original da carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira de motorista (nova) com foto.
O candidato a doação não pode:
Ter gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias;
Ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
Estar exposto a situação de risco (múltiplos parceiros sexuais, uso de drogas, ter como parceiro sexual um portador do vírus da Aids);
Apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
Ter sido submetido a cirurgia de grande porte há menos de 6 meses;
Ter sido submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia no último ano;
Estar em tratamento para pressão alta (máxima 160/90).
Ter tido dengue nos últimos 30 dias;
Ter sido submetido a tratamento dentário há menos de 15 dias;
Ter tido problema de saúde recente;
Ter feito tatuagem ou colocado piercing há menos de 01 ano;
Ter tomado vacina no último mês;
Ter histórico de anemia recente;
Ter diabetes;
Ter recebido transfusão de sangue há menos de 10 anos;
Estar fazendo ou ter feito uso de medicamentos conforme esquema abaixo:
Antibióticos: liberado após 15 dias (a critério médico);
Analgésicos e Anti-inflamatórios: (ex: AAS, Cataflan, Anador, Aspirina, Dipirona, Plasil, Dramin, Tylenol Etc..) liberado após um dia (a critério médico). Incluem-se nesse item o Sonrisal e Alka-Seltzer.
Mais informações pelos telefones: (38) 3218-7813 / (38) 3218-7814.
(Com informações Hemominas)