Para dar agilidade ao transporte público e mais segurança aos motoristas e pedestres que transitam pela Avenida João XXIII, a MCTrans - Empresa municipal de planejamento, gestão e educação em trânsito e transportes de Montes Claros está desviando os veículos pesados que chegam ao perímetro urbano, pela BR-135, sentido Januária/Montes Claros. A medida também visa evitar danos à camada asfáltica de acesso à área central.
Os condutores de veículos com carga superior a 10 toneladas estão sendo orientados a passar pelo Distrito Industrial, alcançando a continuação da Sidney Chaves, rua Ipanema, no Renascença, e em seguida, chegar às avenidas Geraldo Athayde, Magalhães Pinto e Deputado Plínio Ribeiro até a BR-135, sentido Belo Horizonte. A alteração é em caráter definitivo e está acontecendo, desde o mês de junho, apenas no sentido bairro Eldorado-centro.
Segundo o presidente da MCTrans, Orlando Walter Camargo, com a execução das obras de reconstrução da BR-135, os veículos de carga que transportavam material para a obra (principalmente brita) passavam pela avenida João XIII, o que estava comprometendo o piso asfáltico da via. "Como não existe balança no local, para constatar se existe ou não excesso de peso nos veículos, a solução encontrada foi criar uma alternativa de trajeto", afirmou. Ainda de acordo com o presidente, a decisão visa atender uma antiga reivindicação dos moradores da região do Grande Santos Reis e levou em consideração a segurança de motoristas e pedestres, até mesmo pelo fato de a avenida João XXIII ser um dos mais movimentados corredores de ônibus da sede do município. (Fonte: Ascom)