Cinara Dreide
Colaboração para O NORTE
Até ontem, quarta-feira, 171.958 montes-clarenses foram até os postos de saúde para receber uma dose da vacina contra a gripe H1N1. Segundo relatório da Vigilância epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, este número corresponde à metade da população a ser imunizada, dentro da meta estipulada pela prefeitura de Montes Claros. O último grupo prioritário, composto por adultos de 30 a 39 anos, tem até amanhã, sexta-feira, para se imunizar. A secretaria de Saúde pretende vacinar 57.165 pessoas nessa faixa etária.
A recomendação do ministério da Saúde, para que os municípios realizassem algumas estratégias e atingir os objetivos da vacinação contra a H1N1, foi seguida à risca pela secretaria. A enfermeira do setor de Imunização, Juliana Borborema, informou que as vacinas foram aplicadas nos locais onde se aglomeram maior número de pessoas dos grupos prioritários, como supermercados, faculdades e algumas empresas privadas.
Entretanto, os grupos que atingiram a meta até agora foram os compostos por profissionais da saúde, crianças menores de 2 anos e portadores de doenças crônicas, maiores de 60 anos, sendo vacinados 100% do público alvo. Nos demais grupos, a Prefeitura contabiliza 38,21% entre os portadores de doenças crônicas, menores de 60 anos; 51,44% de gestantes e 61,88% de adultos entre 20 e 29 anos. No grupo de 30 a 39 anos, apenas 13.597 doses foram aplicadas até agora, o que corresponde a 23,79% da meta.
As gestantes que ainda não se imunizaram ainda podem procurar os postos de vacinação. Além disso, os responsáveis por crianças entre 6 meses e menores de 2 anos devem ficar atentos para aplicar a segunda meia dose da vacina, trinta dias depois da primeira aplicação.
IDOSOS
A vacina contra a gripe sazonal, indicada para os idosos maiores de 60 anos também vai encerrar na próxima sexta. É importante lembrar que os idosos portadores de doenças crônicas também devem ser imunizados contra a gripe H1N1. Até agora foram vacinados apenas 13.894, a meta é imunizar 31.407 idosos.