Logotipo O Norte
Sábado,16 de Agosto

Usuários do centro de saúde Antônio Pimenta aprovam atendimento

Jornal O Norte
Publicado em 09/04/2010 às 10:15.Atualizado em 15/11/2021 às 06:25.

Anny Muriel


Repórter



Às 10h40 de quinta-feira, a equipe de O NORTE visitou o centro de saúde do Bairro Antonio Pimenta e se deparou com uma situação atípica: movimento tranquilo e poucos pacientes no local, muito diferente da situação da maioria dos postos de saúde do município.



Segundo a gerente, Esli Gosanine Magalhães Santos, de segunda a quinta-feira são distribuídas quinze fichas. Na manhã de ontem, foram atendidas vinte e duas pessoas até o momento em que a reportagem esteve no local.



- Mesmo quando ultrapassa o número de fichas, o paciente não volta para casa sem consulta. A gente sempre faz o possível para atender toda a demanda da comunidade - diz. 



A gerente afirma ainda que na parte da tarde a preferência nas consultas é para os idosos. Neste turno, são atendidos diariamente quinze ou mais pacientes.



A paciente Maria Santos diz que não tem motivos para se queixar do atendimento.



- Aqui, todo mundo consegue consultar. Não tem muita gente, graças a Deus. Não é tumultuado e sempre tem médico para nos atender - diz, satisfeita, a aposentada.



O centro de saúde do bairro Antônio Pimenta conta com um clínico geral, Cristian Cléber, que atende pela manhã de 7h às 11h, e na parte da tarde de 16h às 19h; dois pediatras, Edmilson Afonso e Joice Figueiredo (a segunda está de licença médica, mas o atendimento permanece normal, pois o médico Edmilson trabalha dobrado); dois ginecologistas, Eli Vicente e  Juciméia Rabelo; e uma  psicóloga, Maria Clarete Lemos, que atende de segunda a quinta- feira.



A equipe do centro conta com 39 funcionários.



Além do atendimento aos usuários no centro de saúde Antonio Pimenta, os profissionais ainda prestam serviços á aqueles pacientes que precisam de tratamento domiciliar.



- Sempre que algum paciente não pode se deslocar para vir até o posto, a gente encaminha uma técnica em enfermagem à residência do necessitado, que presta os primeiros socorros. Dependendo do grau de necessidade, o médico é solicitado. Mas, mas para usufruir deste serviço domiciliar, o paciente precisa solicitar e agendar a visita dos profissionais - esclarece Esli Magalhães.



Dentre vários trabalhos realizados pelos funcionários, diversas atividades são feitas junto à comunidade, como, por exemplo, o bazar realizado pela psicóloga Clarete Lemos, que visa arrecadar materiais para os portadores de saúde mental da terapia ocupacional, que atende em média onze pacientes, sempre no período da tarde, no centro de saúde.



Há também a ginástica realizada na quadra do bairro, que ocorre uma vez por semana, com objetivo de acabar com o sedentarismo, principalmente dos hipertensos e diabéticos, onde também é feito acompanhamento e controle da pressão arterial e glicemia, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida das pessoas.



As gestantes recebem acompanhamento uma vez por mês. Quando se faz necessário, os acadêmicos do curso de Medicina fazem visita domiciliar, às terças e sextas-feiras, na parte da manhã. O centro de saúde acolhe também acadêmicos do curso de Farmácia, que têm oportunidade de colocar em prática todo aprendizado adquirido em sala de aula.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por